Conceito » Ecología » Aquífero

Aquífero - Conceito, o que é, Significado

Embora possa não parecer, grande parte da água doce disponível se encontra abaixo da terra. Está localizada em bolsas ou recipientes criados de forma natural: os aquíferos.

O aquífero é uma formação geológica que armazena a água. Isto não quer dizer que pode haver acesso à mesma de maneira direta. É necessário construir poços, uma vez que na maioria dos casos a água se encontra em grande profundidade.

Nos territórios que chove com regularidade e há uma natureza frondosa, a permeabilidade do solo provoca gradativamente a formação destes depósitos de água.

A qualidade da água de um aquífero é muito variável, depende do terreno e de sua estrutura interna

Na verdade, há vários tipos de aquíferos em função da forma que se apresentam (porosos ou fissurados). Podem ser classificados também a partir da pressão atmosférica que estão submetidos (livres ou confinados). Sua localização geográfica é outro elemento de classificação (costeiro ou interior). De qualquer forma, o mais importante é a qualidade e a quantidade de água subterrânea depositada.

Deve-se ressaltar que a água doce, potencialmente disponível, procede dos rios e dos lagos, assim como dos aquíferos e glaciais. Em relação ao volume, a quantidade de água dos aquíferos é superior à existente nos rios e lagos, mas inferior aos glaciais.

Um dado normalmente desconhecido é o fato de que os grandes aquíferos do planeta se encontram no continente africano e um deles está localizado numa zona desértica, no Sahara

A relevância estratégica dos aquíferos é tão importante para a humanidade que não se descarta no futuro a possibilidade de haver conflitos ou guerras relacionadas à água, elemento imprescindível para a vida no planeta. Um bom exemplo do papel destas reservas de água é o Aquífero Guarani, localizado na zona central da América do Sul. Supera um milhão de quilômetros quadrados e com o volume de água depositado é possível que toda a humanidade se abasteça durante dois séculos.

Quando afirmamos que o recurso da água é vital para a humanidade, devemos lembrar que dois terços são destinados à terra de cultivo, uma décima parte para o uso industrial e o restante como água potável para o consumo humano.

Imagem: iStock. IHervas

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: