Aquecimento - Conceito, o que é, Significado

Aquecimento é o processo pelo qual algo que está frio se torna quente. Para que este processo se realize deve haver um aumento da temperatura.

A temperatura e o tempo são os elementos envolvidos em qualquer circunstância para ocorrer o aquecimento de algo. O processo inverso é o esfriamento e isso envolve também uma diminuição gradual da temperatura ao longo de um período de tempo.

O conceito aquecimento indica normalmente determinada medida da qual se estabelece através de um termômetro. Qualquer objeto ou substância pode ser submetido a um processo de aquecimento com algum fim: para proporcionar energia, fervendo a água para eliminar as bactérias nos alimentos ou para transformar utensílios (como vidros e o ferro). O ser humano tem elaborado estratégias de aquecimento desde os tempos mais antigos, por exemplo, para obter fogo.

Desde o campo da ecologia e do meio ambiente

A ideia de aquecimento também é utilizada para descrever o processo de degelo e deterioração da camada de ozônio que atinge o planeta devido aos gases de efeito estufa. Alguns destes gases são produtos de mecanismos da própria natureza, mas outros são produzidos pela ação de algumas indústrias. Este fenômeno gera o aquecimento global da Terra.

Outra variante do aquecimento está expressa no condicionamento físico realizado no momento de iniciar uma atividade esportiva

O aquecimento esportivo é importante para preparar o corpo antes de um exercício físico intenso. Ao mesmo tempo, os exercícios de aquecimento servem para evitar possíveis lesões. Algo bem parecido ocorre com algumas máquinas que são aquecidas para render com ótimas condições.

A ideia de aquecimento comunica a transformação de algo. É uma mudança qualitativa já que o estado da matéria se altera em um sentido, mas que mantém uma composição semelhante.

Existem alguns fenômenos naturais que consistem precisamente no aquecimento: a erupção vulcânica ou a febre corporal de nosso organismo. No caso da febre, vale a pena recordar que todos os organismos vivos se mantêm em condições estáveis devido à homeostase (capacidade de autorregulagem interna), onde a febre indica um desajuste do sistema homeostático.

Imagem: iStock. yulkapopkova

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: