Aprender - Conceito, o que é, Significado

AprenderAprender é a capacidade de adquirir algum tipo de conhecimento. Normalmente, está associada ao ser humano, mesmo assim não devemos esquecer que alguns animais também possuem essa capacidade.

Aprendemos porque somos inteligentes, isto significa que nosso cérebro está projetado para assimilar conhecimento. Aprendemos de várias maneiras: através da observação direta, do nosso raciocínio, do hábito de estudo ou simplesmente por conviver com os demais. De alguma maneira, estamos permanentemente aprendendo.

O processo de aprendizagem

O fato de aprender vai além da capacidade intelectual, uma vez que envolvem outros fatores no processo de aprendizagem, tais como a motivação, o ambiente social ou através dos estímulos que recebemos.

Quando nascemos precisamos de conhecimento e gradualmente vamos adquirindo. Os psicólogos e especialistas na conduta humana estudam o fenômeno da aprendizagem. De certa maneira podemos dizer que o mecanismo é simples: um estímulo externo provoca uma resposta. Assim, podemos saber qual é o estímulo e qual é a resposta (a aprendizagem mais concreta de algo), mas é muito complexo determinar o que ocorre em nosso cérebro entre o input e o output, ou seja, entre o estímulo e a resposta.

Do ponto de vista evolutivo, tanto os humanos como os animais, necessitam adaptar-se ao ambiente que vivem e este processo de adaptação é basicamente uma forma de aprender. Assim, um animal que não aprende a sobreviver morrerá com certeza e uma pessoa que não aprende certas habilidades terá dificuldades na vida cotidiana.

A aprendizagem tem uma dimensão em dobro: os aspectos sociais da aprendizagem e os aspectos genéticos. Socialmente aprendemos com a família, no colégio e com os amigos. Isto é possível porque geneticamente temos uma predisposição para a aprendizagem. Em consequência, a aprendizagem pode ser explicada como uma síntese entre o natural (próprio cérebro) e o convencional (o conjunto de relações humanas que afetam os indivíduos).

Teoria da aprendizagem

Existem vários modelos explicativos relacionados à aprendizagem. A teoria behaviorista é fundamentada nos processos de estímulo-resposta já mencionados. Segundo aqueles que defendem a teoria da consciência, nossa mente valoriza todos os elementos que interagem com a aprendizagem (os sentimentos, a intuição ou a finalidade do que aprendemos). A teoria cognitiva enfatiza os processos internos relacionados à aprendizagem, ou seja, o que ocorre na aprendizagem do indivíduo.

As diversas teorias de aprendizagem possuem relação com a metodologia educativa, consequentemente, com os mais variados modelos de ensino.

Imagem: iStock. sturti

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: