Antônimo - Conceito, o que é, Significado

AntonimoO antônimo é a palavra que tem um significado contrário em relação às outras palavras. Existem três tipos de classes de antônimos: gradual, recíproco e complementar.

O primeiro grupo são os antônimos cuja principal característica é contraditória, por exemplo, branco e preto. Por outro lado, os antônimos recíprocos estão limitados a não existência do outro como no caso de vida e morte. Finalmente, a terceira divisão é realizada a partir das palavras que têm a necessidade de que aconteça uma ação prévia para poder existir. Este último é o exemplo de curar e adoecer, uma vez que não se pode curar se não há previamente uma ferida ou doença.

A grande maioria dos conceitos tem um oposto ou no mínimo uma palavra que suavize as qualidades do objeto representado. Um exemplo desta graduação são as cadeias formadas pelas palavras: frio, morno e quente ou baixo, médio e alto.

Dicionário de antônimos

Por ser um dos recursos mais usados na literatura, foram desenvolvidos dicionários especializados em antônimos, de forma que seja mais fácil realizar sua busca. Graças a estes dicionários, as obras são ricas e alcançam uma maior profundidade em seu vocabulário.

Por isso o estudo dos antônimos é fundamental. O saber reconhecer os diferentes tipos de palavras e seus significados ajuda muito na hora de desenvolver um trabalho. É importante não conhecer apenas os antônimos, mas também os sinônimos e parônimos, pois eles permitem nutrir nossa comunicação com expressões mais variadas.

Além disso, os antônimos refletem nas obras teatrais, nos filmes e nos textos literários, só que nestas ocasiões se referem aos personagens contrários: os chamados antagonistas.

Antônimo e Sinônimo

O próprio termo “antônimo” tem um antônimo, ou seja, uma palavra que tem um significado oposto, que no caso equivale ao conceito “sinônimo”.

O sinônimo é definido como uma palavra que tem o mesmo significado ou um significado bem parecido, mesmo assim pode ser diferenciado em determinados aspectos. Por exemplo, podemos referir ao termo desmaiar através de muitas outras palavras sinônimas tais como colapsar, desfalecer, desmoronar, esmaecer, etc.

Portanto, enquanto “antônimo” e “sinônimo” são antônimos por definição, para encontrar o sinônimo de alguma dessas palavras temos que ampliar a categoria com novos termos. Um sinônimo de “antônimo” pode ser “antagonista”, enquanto que um sinônimo de “sinônimo” pode ser “similar”.

Imagem: iSTock. Eva Katalin Kondoros

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: