Ângulo - Conceito, o que é, Significado

anguloÂngulo é um conceito matemático que pertence especificamente a uma de suas disciplinas, a geometria. É a união de duas linhas cuja origem é compartilhada. Desta forma, um ângulo está formado por dois lados que o formam e por sua origem ou vértice, isto é, o ponto de união. Em sua denominação se costuma usar letras maiúsculas. Assim, o ângulo AOB é formado pelo vértice A e vértice B, sendo O a origem de A e B.

Obviamente, nem todos os ângulos são iguais e medem o mesmo. Sua medição é realizada por meio de radianos ou graus

Para que sejam medidos em graus é necessário utilizar um transportador, uma ferramenta em forma de semicírculo graduado a 180 graus. Todas as medidas feitas por este instrumento correspondem ao sistema sexagesimal. Para medir um ângulo, deve-se coincidir o centro do transportador com o vértice do ângulo, de modo que uma das linhas do ângulo passe pelo ponto 0 do transportador, sendo que a quantidade indicada seja a medida exata do ângulo. Se um ângulo mede menos de 90 graus é denominado agudo.

Se sua medida é de 90 graus recebe o nome de reto. Já se for superior a 90, mas inferior a 180 é um ângulo obtuso. Outra classificação é aquela que diferencia os ângulos côncavos (entre 0 e 180 graus) e os convexos entre 180 a 360 graus.

Desta maneira, já temos um ângulo, sabemos quais são seus elementos, como são calculados e os diferentes tipos existentes

O ângulo é uma medida ou uma magnitude que sabendo calcular podemos ter uma dimensão prática mais evidente. O topógrafo ou arquiteto é aquele que pode calcular a altura de uma edificação partindo de sua base e ângulo. Na navegação é preciso calcular o curso de um barco, sendo assim é preciso medir os ângulos de dois objetos utilizando um sextante. São diversas as disciplinas que utilizam o conceito de ângulo: a óptica, a arquitetura, a geografia e a astronomia.

Os ângulos são medidos de forma precisa, indicando os graus, assim como os minutos e os segundos

Portanto, os ângulos são empregados para medir a latitude e a longitude de uma posição especifica da Terra. A latitude tem como referência a linha do Equador e a longitude o Meridiano de Greenwich. Estes parâmetros geográficos tem relação equivalente na astronomia para especificar a localização de um corpo no espaço.

A ideia de ângulo é usada também para calcular os fusos horários do planeta, levando em conta que cada um apresenta um ângulo de 15 graus.

Imagem: iStock. cmart7327

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: