Amortização - Conceito, o que é, Significado

A amortização é um conceito econômico utilizado em vários sentidos.

Existe uma amortização relacionada à obtenção de um empréstimo financeiro. É o período pelo qual se devolve o valor emprestado e se refere a uma parcela que faz parte do capital e não dos juros correspondentes. Assim, cada pagamento realizado amortiza o capital obtido. Neste sentido, há vários métodos de amortização financeira, sendo um dos mais comuns o método francês, nele, a parcela paga se mantém igual mesmo que o valor dos juros diminua com o passar do tempo.

Uma das circunstâncias econômicas que aparece o conceito economia está relacionada aos empréstimos hipotecários para adquirir uma casa

Se ao longo do tempo que fazemos pagamentos periódicos, o banco quiser reduzir a dívida pelo fato de termos dinheiro extra, estaríamos amortizando a hipoteca. Isto pode ser feito de duas maneiras: reduzir a parcela mensal ou então o prazo do tempo combinado com o banco. A solução depende das circunstâncias pessoais de cada um, embora como regra geral, recomenda-se reduzir o prazo porque o valor total a pagar será inferior.

Há outro sentido do termo. Quando compramos um produto existe uma depreciação originada por seu desgaste natural (a obsolescência)

Como isso envolve uma depreciação do valor do objeto, é conveniente compensar essa perda com uma quantia em dinheiro, o fundo de amortização. Para enfrentar essa situação, as empresas adotam em sua contabilidade um sistema de amortização para avaliar e quantificar de que maneira o bem adquirido está perdendo seu valor.

O método mais usado é a amortização linear na qual se estabelece uma cota fixa em cada exercício contábil na hora de medir a depreciação do bem adquirido. Há outros sistemas, porém menos utilizados, por exemplo, determinado valor a partir de uma base decrescente na amortização. Qualquer que seja o método utilizado, a amortização envolve um menor benefício contável, uma vez que tem a finalidade de economizar certo valor que deve ser destinado no futuro em substituir o bem obtido e que já se desgastou ou ainda não tem vida útil.

O termo amortização pode ser usado também em um sentido figurado. Quando queremos dizer, por exemplo, que uma pessoa amortiza bem suas calças, significa que aproveita de maneira satisfatória, ou seja, que usa com frequência.

Imagem: iStock. wx-bradwang

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: