Alongamento - Conceito, o que é, Significado

O alongamento é um termo relacionado à atividade física e à disciplina da fisioterapia. Em ambos os casos está associado ao estiramento, que pode ser de um músculo, dos ossos ou dos nervos do corpo humano.

Na atividade física

Durante a realização de uma atividade física existem três etapas diferenciadas: o aquecimento geral do corpo como modo de preparo, o exercício físico propriamente dito e finalmente o alongamento. Os esportistas sabem que o alongamento é muito importante para não lesionar os músculos e precaver possíveis lesões. Devemos saber que todo exercício envolve a contração muscular, por isso é necessário que os músculos envolvidos na atividade física voltem ao seu estado normal.

O alongamento dos músculos deve ser feito de maneira sistemática e para isso é suficiente apenas alguns minutos. Desta forma, as fibras musculares são submetidas a uma tensão que atua como um relaxante à musculatura. Por outro lado, o alongamento aumenta a flexibilidade, a amplitude articular e reduz a concentração de ácido lático nos músculos. Para que os exercícios de alongamento sejam realizados de forma correta é necessária uma respiração adequada. Além dos esportistas, há profissionais que também praticam este tipo de exercício, é o caso das bailarinas.

Na fisioterapia

A fisioterapia é uma disciplina terapêutica voltada para restabelecer o organismo. Uma das lesões mais comuns tratada pelos fisioterapeutas é o estiramento muscular, este tipo de lesão aparece assim que as fibras musculares esticam em excesso. Os estiramentos mais frequentes são aqueles que atingem o tendão de Aquiles, a panturrilha e os adutores da coxa.

Este tipo de lesão acontece normalmente com a prática de uma atividade física frequente e por movimentos repetitivos, por exemplo, é comum a lesão do tendão de Aquiles entre os corredores de longas distâncias. Neste sentido, o estiramento muscular danifica as fibras musculares originando uma reação inflamatória (a inflamação não faz parte da ruptura muscular).

O principal sintoma do estiramento é a dor muscular que acontece no momento da atividade física

Normalmente, essa dor desaparece quando não se realiza o exercício físico, mas que volta a aparecer quando se exercita novamente. Em relação ao tratamento, os fisioterapeutas recomendam a aplicação de gelo sobre a área afetada e o repouso durante alguns dias.

Imagem: iStock. zoranm

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: