Agroquímicos - Conceito, o que é, Significado

Agroquimicos

Os agroquímicos são substâncias orgânicas destinadas a otimizar a atividade agrícola e pecuária. Os produtos agroquímicos são usados por várias razões

1) porque as plantas também sofrem alterações e certos nutrientes são úteis para mantê-las em bom estado;

2) para evitar pragas que possam acabar com as colheitas;

3) para incrementar a produção agrícola e o beneficio econômico do agricultor;

4) para que os alimentos obtidos sejam mais baratos para o consumidor.

A prevenção com a manipulação dos agroquímicos

Os agroquímicos possuem substâncias tóxicas e os especialistas aconselham adotar uma série de medidas para prevenir problemas de saúde. A primeira recomendação é adquirir produtos através de um distribuidor autorizado. É recomendável a utilização de equipamentos de proteção e o uso de aplicativos adequados para cada situação. É necessário tratar as embalagens vazias segundo os critérios de higiene, por exemplo, lavar em triplo as embalagens e perfurá-las para que não sejam usadas posteriormente. As normas de segurança de armazenamento dos agroquímicos devem ser respeitadas, além do transporte desses produtos.

O lado obscuro dos agroquímicos

São muitas as críticas existentes a respeito da utilização de agroquímicos na agricultura e na pecuária, entre as mais significativas estão:

- Muitos dos herbicidas utilizados contêm glifosato (substância que alguns consideram muito nociva para a saúde dos humanos, já alguns afirmam que o glifosato produz câncer).

- O uso de fertilizantes, fungicidas e inseticidas está submetido a duras críticas por parte daqueles que acreditam que há uma relação entre esses produtos e malformações nos recém-nascidos.

- Os agroquímicos não são apenas produtos potencialmente perigosos para a saúde humana, mas tratam de resíduos perigosos que podem trazer consequências nefastas para meio ambiente e para algumas espécies de animais (especialmente os anfíbios).

Um dilema complexo

Os benefícios das substâncias agroquímicas são evidentes como também são inconvenientes. O ser humano se encontra diante de um dilema que pode expressar-se através dos seguintes questionamentos: Seria possível a agricultura sem agroquímicos? O consumo de alimentos da maneira que conhecemos poderia manter-se sem essas substâncias? Há alguma alternativa viável para os agroquímicos?

Foto: iStock, Mlenny

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: