Agradecimento - Conceito, o que é, Significado

Quando recebemos algo de outra pessoa imediatamente ficamos satisfeitos e com uma sensação interna agradável. Como consequência disso, ficamos extremamente agradecidos, uma vez que valorizamos positivamente o benefício obtido.

O agradecimento pessoal possui vários níveis. Por um lado, trata-se de uma questão superficial quando se refere a uma ação cotidiana (um pequeno favor a um amigo ou simplesmente o fato de receber um bom atendimento em um estabelecimento qualquer). De modo mais profundo, o agradecimento é a resposta a um tipo de ação (um presente generoso e desinteressado ou o sacrifício de alguém com a intenção de nos ajudar em uma situação difícil). Em todo caso, quando estamos agradecidos ocorre uma manifestação externa de nossa conduta, principalmente através de gestos ou de uma palavra.

Na comunicação cotidiana

No dia a dia expressamos nossos agradecimentos através de expressões comuns, tais como: obrigado, você é muito amável, eu que agradeço, não precisava, entre outras. Estas expressões são fórmulas de cortesia que servem como mecanismo da socialização. De alguma forma, somos “obrigados” a usá-las, pois do contrário seriamos considerados mal educados.

Alguns ditados populares se referem à ideia de agradecimento: “Agradecer é mais que ter bons modos, é ter boa espiritualidade”, “Se agradece o que tem, receberá mais. Se você se concentra no que não tem, jamais terá o suficiente”.

Uma reflexão sobre o sentimento de agradecimento

Uma pessoa otimista valoriza positivamente as coisas boas que lhe acontecem e por isso costuma dizer que se sente agradecida. Quem não valoriza o bom que acontece na vida é consequentemente um ingrato, ou seja, um desagradecido. Podemos afirmar que o ingrato não sabe interpretar perfeitamente sua situação pessoal. Por exemplo, quando uma pessoa é herdeira de uma grande fortuna, a mesma pensa que pode fazer o que quer a qualquer momento, desta forma é comum ela não ter nenhum sentimento de gratidão.

Um sentimento religioso

As pessoas com crenças religiosas costumam expressar a Deus seus agradecimentos, pois acreditam que tudo o que tem recebem de Deus. A partir deste ponto de vista, o crente se sente interiormente agradecido ao Ser Superior e assim transmitem seus sentimentos através de certas frases básicas e comuns: “Obrigado Senhor pelo alimento que vamos comer” ou “Obrigado por mais o dia de hoje”.

No contexto de algumas celebrações religiosas são citadas frases parecidas: “Obrigado por ser justo Senhor”. Estes e outros rituais servem para consolidar a fé dos cristãos. Na verdade, a ingratidão a Deus é um claro sinal de fé abalada.

Imagem: iStock. shironosov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: