Agnóstico - Conceito, o que é, Significado

AgnosticoEm relação à existência de Deus pode haver diferentes explicações, como a visão de um crente, de um ateu ou então de um agnóstico.

Costuma-se dizer que uma pessoa é crente quando esta tem a convicção da existência de um Deus criador. Esta consideração é baseada principalmente na fé, em alguns argumentos racionais e na tradição cultural e religiosa.

Considera-se um ateu a pessoa convencida à inexistência de Deus, pelo fato de acreditar que não há provas definitivas e suficientes a respeito.

Uma pessoa é chamada de agnóstica quando não se manifesta nem a favor e nem contra a existência de Deus

As três posturas mencionadas contam com uma dimensão filosófica importante. Na verdade, há questões intelectuais próximas ao teísmo, ateísmo e agnosticismo.

Em que acredita um agnóstico?

Etimologicamente falando, agnosticismo quer dizer sem conhecimento e este termo é empregado exclusivamente à ideia de Deus. Assim, aquele que defende esta postura é um agnóstico. O motivo desta avaliação é simples: acredita-se que o conceito verdade ou falsidade não se aplica a Deus, já que o ser humano não pode afirmar categoricamente nada em relação à noção de uma divindade.

O agnóstico pode crer em certos ideais por considerá-los válidos e adequados à convivência. O agnóstico tem convicções morais sólidas e profundas porque sente empatia pelo gênero humano. Sua atitude é extremamente racional em relação a Deus, mas esta circunstância não o impede de ter compaixão ao gênero humano.

O agnóstico é uma pessoa cética em relação à existência de Deus

Esta postura intelectual apresenta alguns aspectos em certas ocasiões (há um agnosticismo radical e algumas versões mais abertas). De qualquer forma, suas convicções, ideais ou preocupações que não se relacionam com a existência de uma divindade são, em princípio, exatamente iguais as de um crente ou ateu. Na verdade, é comum falarmos sobre ética agnóstica, afirmação que diz não ser necessário acreditar em Deus para ter uma postura ética. Logicamente, o agnosticismo e a ética agnóstica são ações e posturas rejeitadas pelo crente tradicional, indivíduo que acredita sem fé e a graça de Deus a dimensão do homem empobrece.

Imagem: iStock. Megustadesign

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: