Aeróbico - Conceito, o que é, Significado

AerobicoDenomina-se aeróbico a todo tipo de circunstância que envolve a utilização do ar por parte do organismo, especialmente quando se refere à utilização de oxigênio. Assim, por exemplo, é possível referir-se a um treinamento aeróbico, à respiração aeróbica, a um organismo aeróbico, etc. Todas estas expressões se referem à necessidade de oxigênio e por extensão, de ar. Geralmente, também se diz que é aplicado ao funcionamento dos seres vivos ou de algumas de suas funções vitais. É importante notar que este adjetivo se contrasta com o chamado anaeróbico, que significa “ausência de ar”. Neste caso, são aplicadas as mesmas expressões relativas: treinamento anaeróbico, respiração anaeróbica e organismos anaeróbicos.

A necessidade de oxigênio por parte dos seres vivos aconteceu tarde no planeta Terra. De fato, em um primeiro momento, havia baixa proporção de atmosfera e os primeiros seres respiravam através de outros meios. Com o surgimento das plantas, as mesmas começaram a gerar oxigênio para seu próprio processo de alimentação chamado fotossíntese; mas embora as plantas usassem oxigênio, este consumo era inferior a sua produção. Esta circunstância permitiu a proliferação de organismos aeróbicos, ou seja, que necessitavam de oxigênio de forma contínua. A respiração aeróbica foi uma adaptação dos organismos às novas circunstâncias apresentadas pelo planeta. Em relação aos organismos que vivem sem oxigênio, que são geralmente as bactérias; inclusive em alguns casos, o oxigênio pode ser tóxico para elas.

Ao precisar de oxigênio para seu funcionamento, nosso organismo se encaixa dentro desta definição. Por exemplo, um treinamento aeróbico se refere à capacidade de uma pessoa utilizar o oxigênio com mais eficiência. Este tipo de treinamento faz com que a mesma quantidade de oxigênio do corpo seja capaz de realizar mais movimento e de modo contínuo. No entanto, não é o único tipo de treinamento efetuado. Assim, por exemplo, um treinamento anaeróbico se refere à capacidade de executar um movimento com a presença de oxigênio menor que a necessitada, onde o corpo precisa gerar ácido lático para suprir esta falta. Contudo, a utilização de oxigênio para cobrir as necessidades do organismo é uma circunstância habitual e que se adapta às nossas necessidades, sendo outra variante um caso de uso extremo dos recursos e que apenas é utilizado em um esforço extremo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: