Adversidade - Conceito, o que é, Significado

A adversidade é um conceito abstrato que pode ser definido como a qualidade de adverso. Portanto, a adversidade se refere a algo ou alguém que se encontra ao contrário ou desfavorável, como é o caso de uma situação difícil de superar.

Normalmente o termo adversidade está associado a acontecimentos ou situações em que o infortúnio ou a desgraça cumprem um papel muito importante.

Enfrentar a adversidade

A adversidade tem sua origem em várias fontes. Em certas ocasiões, surgem situações que são provocadas pelo comportamento de uma pessoa, mas em muitos outros casos a adversidade aparece como fruto da casualidade em forma de acidentes ou doenças inesperadas.

Diante dessas situações, há aqueles que se mostram inoperantes, que se deixam levar pelo momento e são incapazes de lutar para tentar superar as provas que se encontram em seu caminho. Outros, entretanto, adotam uma postura totalmente oposta e crescem diante da adversidade. Em vez de se perder com a situação, se mostram fortes e enfrentam os acontecimentos de frente e contra as adversidades, tentando sempre fazer algo para reverter a situação em questão.

As questões abordadas por essas pessoas não buscam explicar a raiz do seu sofrimento, mas sim saber o que fazer para superar tal situação. Evidentemente, para cada caso existem respostas diferentes, umas são mais pacientes e constantes, outras confiam na ação de terceiros ou simplesmente mudam de atitude na hora de enfrentar certos assuntos. De qualquer forma, superar a adversidade é um dos maiores desafios que um ser humano pode ter.

Frases sobre a adversidade

Muitos pensadores e filósofos deixaram frases que mencionam essas situações de adversidade enfrentadas por diversos homens, assim como pela atitude de cada. Assim que o Barão de Montesquieu dizia: “A adversidade é nossa mãe; a prosperidade é apenas uma madrasta”.

Imagem: iStock, KatarzynaBialasiewicz

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: