Açúcar - Conceito, o que é, Significado

Acucar-boloO açúcar comum, quimicamente conhecido como sacarose, é uma substância formada por minúsculos grãos de cor branca. Sua denominação cientifica é alfa-D-Glucopiranose.

O açúcar pode ser obtido da beterraba ou então da cana-de-açúcar, embora seja também encontrado em outras plantas em menor quantidade

Trata-se de uma substância que faz parte de nossa alimentação. Na verdade, estão nos alimentos que contêm amido (arroz, massa ou pão) e também nas frutas. No mel há uma quantidade importante de sacarose, o que explica seu sabor característico doce. Por outro lado, ele serve para adoçar as sobremesas em geral, os chocolates e as balas. Também é usado em bebidas energéticas ou na elaboração do álcool, assim como complemento para o café ou chá. Consequentemente, estamos falando de uma substância muito presente na vida cotidiana.

O sabor único doce do açúcar é reconhecido pelo seu paladar através da ponta da língua (área onde se encontram as papilas gustativas). De toda forma, quando um alimento ou uma bebida tem muito açúcar ele apresenta um efeito pouco agradável, assim costuma-se dizer que seu sabor é enjoativo.

O açúcar não é simplesmente um edulcorante que faz parte de nossa alimentação, pois também é usado na indústria farmacêutica e em algumas culturas como substância para cicatrizar feridas.

O principal produtor de açúcar do mundo é o Brasil, seguido pela Índia e China. Segundo cálculos oficiais, na União Europeia, o consumo de açúcar por habitante ao dia excede a 90 gramas.

Vantagens e desvantagens

Como acontece na maioria dos alimentos, o açúcar é saudável em doses adequadas. Neste sentido, deve-se destacar que a glicose (um tipo de açúcar) é a substância que dá energia ao nosso cérebro. Entretanto, se consumido em excesso há uma série de inconvenientes para a saúde, tais como: obesidade, cárie dental, diabetes tipo 2 e hipertensão. Desta maneira, pode-se afirmar que o açúcar adoça, mas suas contraindicações são evidentes e por isso há um lado amargo.

Para reduzir seu efeito nocivo, foram criados produtos em versões sem açúcar como bolachas, chicletes, chocolates, etc. Estas medidas estão relacionadas a dietas de baixa caloria. Entretanto, muitas vezes é realmente eficaz para pessoas diabéticas.

Os médicos ressaltam seu componente viciante, tornando-o uma substância potencialmente prejudicial à saúde.

Imagem: iStock. Bojan Senjur

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: