Abstrato - Conceito, o que é, Significado

O termo abstrato vem do verbo latino abstrahere, que quer dizer separar algo ou extrair. De modo geral, abstrato se opõe ao concreto.

Um dos significados da palavra abstrato se refere ao pensamento humano, pois de tudo o que observa pode extrair traços gerais e partir daí obter ideias. As ideias (de beleza, bondade, amor, desejo, entre outras) são conceitos que não podem ser observados de nenhum lugar, mas são capazes de deduzir através de um processo de abstração.

A dimensão abstrata da razão é um tema assimilado pelo pensamento filosófico ocidental desde suas origens

Os filósofos expressam a ideia do que é abstrato. Deve-se destacar que a filosofia surgiu como superação do pensamento mítico, baseado na simples observação dos fenômenos da natureza, que eram atribuídos às forças espirituais ou à vontade dos deuses.

Para Platão, a abstração é o cria nossas ideias, são os conceitos que se referem à realidade de maneira genérica e formal. Outros pensadores expressaram o conceito universal. Este tipo de versão conceitual foi aplicado ao pensamento científico, do qual também apresenta conceitos abstratos: velocidade, energia, força, aceleração, entre outros. A matemática é um conhecimento puramente abstrato, uma vez que seus princípios ou axiomas são produto da razão humana.

A filosofia e a ciência não são as únicas disciplinas que tratam do abstrato

Na arte, há uma corrente criativa: a arte abstrata, surgida no início do século XX como oposição à arte figurativa, que pretendia imitar e reproduzir a natureza. A arte abstrata reproduz em uma obra (por exemplo, na pintura) as formas essenciais da realidade. Outras manifestações artísticas também expressam formas abstratas. São caracterizadas por desvincular-se das observações em geral, uma vez que se busca criar um mundo de conceitos independentes da experiência.

Embora o abstrato seja um traço genuíno da mente humana, as crianças não têm este tipo de pensamento

Eles observam, tocam e suas ideias se referem aos elementos concretos que se encontram ao seu redor. A psicologia evolutiva tem estudado as diferenças entre o pensamento concreto de uma criança e o pensamento abstrato de um adulto. Estima-se que as crianças de 12 anos já podem desenvolver-se com ideias independentes da experiência concreta e começam a desenvolver uma compreensão abstrata do mundo.

Na linguagem cotidiana está muito presente o conceito abstrato. Na verdade, dizemos que estamos abstraídos, ou seja, que nos encontramos mentalmente distante da situação concreta que vivemos.

Imagem: iStock. T-Immagini

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: