Violência - Conceito, o que é, Significado

ViolenciaDenomina-se violência ao uso ilegítimo da força. A mesma pode ser exercida por qualquer pessoa ou grupo a fim de prejudicar ou exercer qualquer tipo de comportamento sobre o outro. É um tipo de circunstância que esteve presente desde o início da humanidade e que com o passar do tempo se manteve vigente. A violência pode apresentar-se de diversas maneiras e em diferentes graus, sendo a morte o que de mais grave pode acontecer. Geralmente, este tipo de comportamento está contemplado do ponto de vista jurídico e tem uma sentença específica. No entanto, existem considerações distintas entre o estado e os direitos humanos em relação à violência.

Vale destacar que nem todo uso de força implica em um caso de violência. De fato, existem determinadas circunstâncias que justificam o uso de força e que, inclusive, são legítimas do ponto de vista moral e pelo fato de causar a morte, em caso de legítima defesa. Neste caso, o critério utilizado do ponto de vista moral é não prejudicar a saúde de um suposto agressor e da própria vítima. Um caso parecido acontece nas guerras que geralmente apresentam uma violência cruel e difícil de ser contida, mas que em outras ocasiões envolvem a legítima defesa. Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, o ataque da Alemanha significou a submissão de outros países e a morte de milhares de inocentes; neste caso, para conter a Alemanha somente o uso de força militar.

A violência tem sido estudada a partir de diferentes pontos de vista, tanto social como psicológicos. Na verdade, é difícil compreender a origem da violência em sociedades que parecem ter atingido um alto grau de desenvolvimento. Em alguns casos, pode estar vinculada à marginalidade, embora seja injustificável, pode ser compreendida; já em outros casos, parece ser imprevista, como em alguns acontecimentos lamentáveis que tiraram a vida de milhares de pessoas nos Estados Unidos. Neste sentido, é importante aprofundar-se diante deste fato e conseguir medidas de segurança por parte do estado que amenizem este tipo de surto.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: