Verificação - Conceito, o que é, Significado

VerificacaoA verificação é o procedimento de comprovação de algo. Em um sentido geral, verificam-se as informações, os dados e os processos de maneira habitual.

O manuseio de utensílios é realizado para saber se os mesmos funcionam corretamente. Para evitar acidentes são realizados testes com os meios de transporte. A verificação é uma prática cotidiana que nos permite ter um grau de certeza elevado sobre a situação de algo, como de uma máquina, de um computador, etc.

Na ciência a verificação tem o mesmo significado, porém adquire um rigor maior, já que a ciência não pode estar sujeita ao improvável e tem que oferecer uma certeza, ao mesmo tempo, expressa a regularidade de um fenômeno.

Na pesquisa científica, há um momento de verificação quando o cientista contrasta uma ideia com a realidade dos fatos. Para fazer isso, com antecipação, ele deve partir da hipótese explicativa que a princípio pretende dar resposta a um problema. Após a hipótese, é deduzida uma série de enunciados e são comprovados através de uma verificação. Se os fatos verificados coincidem com a ideia da hipótese, a mesma é aceita como válida. Este procedimento é empregado geralmente na ciência e o item verificação (também chamado de constatação) é determinante, pois é a prova definitiva que credita autenticidade e validade a um fenômeno observado.

A importância da verificação científica consiste em delimitar o que é ciência e o que não é. Os teóricos do conhecimento, especificamente os filósofos da ciência, consideram que há ciência apenas quando seus enunciados são verificados. Por exemplo, quando alguém afirma que as pessoas nascidas no signo de touro são muito amigas. Esta afirmação precisa de uma pergunta a ser feita: este enunciado foi verificado? Do ponto de vista científico não. Consequentemente essas afirmações que não permitem uma verificação objetiva pertencem aos conhecimentos não científicos ou pseudocientíficos.

É evidente a utilidade da verificação na ciência, uma vez que faz parte do método de investigação e determina uma fronteira entre o que é científico e o que está relacionado à ciência.

A partir de uma abordagem administrativa e burocrática, a verificação está presente em nossas vidas. Quando anotamos uma senha, realizamos uma transferência bancária ou até mesmo quando nos pedem nossa identificação, estamos diante de uma pauta de verificação. Sem ela, estaríamos diante da incerteza e da insegurança.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: