Veracidade - Conceito, o que é, Significado

VeracidadeVerdade e mentira são dois conceitos básicos para entender a realidade. Uma afirmação pode ser verdadeira ou falsa, como também para saber os critérios, provas ou dados a ser demonstrados. Em princípio, a verdade existe quando há uma correspondência entre o que se afirma e os fatos mencionados. Assim, a veracidade é tudo aquilo com tendência à verdade.

A veracidade possui um componente moral em relação à pré-disposição de dizer a verdade e defendê-la em um sentido amplo. Não se deve confundir com a verossimilhança, que é a aparência de algo verdadeiro.

As pessoas sinceras, honestas e francas tomam como referência a ideia de veracidade e, ao mesmo tempo, evitam a falsidade, a mentira e a hipocrisia.

Não seria totalmente correto afirmar que a veracidade se refere ao bom e a falsidade ao mau. Há circunstâncias paradoxais onde este tipo de formulação não é válido.

O ser humano busca a verdade dos fatos, quer saber o que são, como funcionam ou para que podem servir. Portanto, temos uma atitude natural que nos empurra a compreender a realidade. Pode-se dizer que desejamos a verdade, não por uma questão moral, mas por estreita necessidade. Ao conhecer um elemento, podemos nos beneficiar com ele. Esta atitude que temos em relação à verdade é precisamente o elemento essencial da veracidade.

A veracidade como atitude envolve aquilo que supostamente seja verdadeiro, uma vez que podemos estar errados por algum motivo. Deve-se levar em conta que a verdade não é algo absoluto (exceto algumas questões como a matemática), mas que tem um caráter relativo, ou seja, o que é certo para uns pode não ser para outros. Consequentemente, a veracidade é o desejo de alcançar aquilo que em princípio é certo.

Há situações em que a veracidade apresenta um valor específico. Um contrato legal parte do princípio de que as cláusulas estão certas, que seu propósito é verídico e que não há razões ocultas de nenhum tipo. Algo parecido acontece quando alguém nos diz algo, pois normalmente lhe damos credibilidade, confiamos em sua palavra; o que significa que acreditamos na boa fé de suas palavras e na veracidade das mesmas.

Dentro do jornalismo, a objetividade é um critério necessário para que a comunicação seja confiável e uma maneira de expressar a veracidade.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: