Vassalo - Conceito, o que é, Significado

Para entender o termo vassalo, que etimologicamente vem do vocábulo celta gwasai e significa criado, devemos contextualizá-lo no mundo medieval e na estrutura social estabelecida, o feudalismo.

O vassalo era um indivíduo qualquer, podia ser tanto um camponês como um nobre, que oferecia seus serviços a uma pessoa de categoria superior. Desta maneira, o camponês era um vassalo do senhor feudal, que por sua vez era também o de um senhor com mais poder. Em outras palavras, entre um indivíduo e outro se estabelecia um pacto de colaboração, da qual ficou conhecido como vassalagem.

A cerimônia da vassalagem representava um juramento de fidelidade e submissão ao senhor feudal

Para formalizar o acordo entre o vassalo e o seu senhor era realizado um ritual: a cerimônia de vassalagem. Com este compromisso recíproco, ambas as partes firmavam um pacto de uma aliança estratégica. Assim, o senhor feudal oferecia suas terras (o feudo), a proteção militar de seu exército e o amparo da lei. Em contrapartida, o vassalo se comprometia em trabalhar na terra que o senhor lhe havia deixado e, ao mesmo tempo, lhe jurava lealdade.

O aspecto chave para entender a vassalagem é o significado que a terra tinha na Idade Média. Para o senhor que possuía um feudo era necessário que alguém trabalhasse nas suas terras de maneira produtiva e para o homem comum era necessário trabalhar a terra em usufruto para sobreviver. Desta maneira, pode-se dizer que enquanto o senhor possuía a titularidade do feudo, o vassalo era quem habitava e realizava o trabalho.

A instituição vassalagem esteve em vigor durante séculos, mais especificamente até o século XV

A maioria dos historiadores coincide afirmar que a vassalagem começou a declinar quando os vassalos se tornaram fortes economicamente e também socialmente, assim, começaram a exigir direitos sobre o feudo que viviam.

O binômio vassalo-senhor permite compreender uma parte do feudalismo. De maneira análoga, o binômio trabalhador-empresário permite entender o funcionamento do sistema capitalista.

Ainda existem vassalos

Na cerimônia de vassalagem, o vassalo se ajoelhava diante do seu senhor e este lhe dava as mãos, com este ritual ambos selavam um vínculo. Este tipo de ritual desapareceu do ponto de vista jurídico.

Entretanto, a ideia de submissão implícita da instituição vassalagem continua nos dias de hoje. Assim, qualquer um que se submete a um poderoso se torna um vassalo.

Imagem: Fotolia. Nejron

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: