Vanguarda - Conceito, o que é, Significado

VanguardaVanguarda é um termo que pode referir-se a duas áreas: a militar e a que está relacionada ao mundo da arte.

Do ponto de vista militar, a vanguarda é um grupo do exército que se encontra mais próximo das linhas inimigas, portanto, são os soldados que encabeçam a força militar. Em contrapartida, estão os soldados localizados na retaguarda.

Já do ponto de vista artístico, vanguarda é uma palavra que vem do francês “avant-garde”. Nas primeiras décadas do século XX, surgiu uma série de movimentos artísticos inovadores em todas as artes como a pintura, a literatura e principalmente a arquitetura. Estas correntes receberam a denominação de vanguardismo. Surgiram em um novo contexto social, onde o artista sente a necessidade de criar novos caminhos e novas formas de expressão. O criador tem o impulso de romper com o passado e apostar em estilos inovadores. A lista de movimentos vanguardas é extensa: dadaísmo, futurismo, cubismo, surrealismo e ultraismo.

O ideal de liberdade é comum em todas estas correntes, pois o artista sente o dever de explorar novos rumos através da imaginação e da criatividade. A arte do ponto de vista tradicional já não interessa aos vanguardistas, que colocam em vigor modelos e propostas desvinculadas do passado. Um bom exemplo é o manifesto dos artistas do futurismo, que propunham a exaltação das máquinas, do movimento, do risco e da velocidade. Ao mesmo tempo, este movimento depreciava a tendência clássica (as academias, as bibliotecas ou qualquer outra expressão que faça lembrar o passado).

O inconformismo é outra característica comum das vanguardas. A arte não está sujeita a certas regras, portanto, devem-se experimentar os elementos de cada arte, criando novas fórmulas em qualquer manifestação. A poesia sem métrica e sem pontuação é outro exemplo do espírito de vanguarda.

O vanguardismo foi mais do que uma série de movimentos artísticos. De fato, representou a incorporação de uma ideia, a vanguarda segue inspirando os artistas. De alguma maneira, o conceito de vanguarda expressa o desejo de criar algo diferente do que já existe e é um termo que se emprega à moda, à escultura, ao cinema e, em geral, a qualquer manifestação de arte.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: