Valorização - Conceito, o que é, Significado

ValorizacaoDenomina-se valorização a importância atribuída a uma coisa ou pessoa. O termo pode ser utilizado de diversas formas, mas representa a consideração que se tem de um elemento em relação a um olhar subjetivo. Em geral, as valorizações não dependem exclusivamente de uma única pessoa, mas são processos sociais difíceis de manipular. Porém, cada indivíduo pode ter algum grau de autoavaliação com base nas circunstâncias pessoais.

A valorização é um elemento importante na sociedade e se manifesta especialmente na atribuição de preços de um mercado aberto. Assim, de acordo com a demanda de um determinado produto, este tende a ser valorizado de certa forma, sendo mais alto seu valor quando a demanda é alta; em contrapartida, uma alta oferta vai diminuir o preço de um determinado produto. Assim, segundo a economia de mercado, os produtos se valorizam de acordo com a oferta e a demanda, com maior demanda e menor oferta ocorre à baixa de preços, mas com menor demanda e maior oferta ocorre à elevação do preço. Esta relação é fácil de ser identificada através de duas curvas em dos eixos cartesianos. Em alguns casos, em certa faixa de preço, existem exceções para essas relações. Por exemplo, para Veblen, um produto tem maior demanda quando seu preço aumenta, esta circunstância se deve ao fato de ser considerado um produto de luxo e atribui certo ar de exclusividade ao seu proprietário.

Do ponto de vista da ética, a valorização se refere a um determinado julgamento onde cada ato de um indivíduo ou da sociedade mostra sua cara. Neste sentido, desde o início das dissertações filosóficas se desenvolveu um importante debate para estabelecer se existem valores de índole absoluta, que necessitam de condicionamento social. Do ponto de vista legal, este tipo de debate pode evidenciar duas maneiras de considerar a lei, positivamente ou através da emanação da lei natural, inscrita pelo homem. O debate está longe de ser simplesmente teórico assim que o século XX foi testemunha de acontecimentos aberrantes, onde estados inteiros levaram milhões de seres humanos à morte, circunstância difícil de ser justificada por um simples sistema jurídico. Por isso, existem direitos ao homem independentemente da sua inserção na sociedade.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: