Valores Humanos - Conceito, o que é, Significado

Quando se diz que algo é bom normalmente nos referimos a um valor moral intrínseco. Aqueles conceitos morais que outorgamos determinado valor são conhecidos como valores humanos.

As normas sociais são consideradas aceitáveis ou inaceitáveis porque se referem a determinados valores humanos. Assim, se uma norma estabelece que é obrigatório pagar um imposto para ajudar os mais necessitados, esta norma leva implícita o valor da solidariedade.

Falamos de valores humanos porque há antivalores

O homem julga as ações que ocorrem ao seu redor. No ato de um julgamento apenas dizemos se é bom ou mau, mas no fundo temos valores de referência. Estes valores são ideais que expressam uma qualidade que tem, consequentemente, seu lado oposto.

Falamos de altruísmo como valor porque existe um antivalor: o egoísmo. O mesmo acontece com o restante dos valores humanos, tais como justiça, lealdade, humildade ou fidelidade.

Apesar das diferenças culturais, os valores de justiça, paz, solidariedade e compaixão são universais

Se pensarmos no valor da sinceridade, uma pessoa sincera é aquela que diz o que pensa e há uma concordância entre o que se diz, o que se pensa e seu comportamento. Esta definição do valor da sinceridade é aplicada em qualquer ser humano, os valores são universais e, portanto, válidos para todos.

Uma exigência moral que permite orientar nossa conduta

Quem atua motivado pelo valor da generosidade ou da justiça age desta maneira porque considera que é sua obrigação moral. Isto quer dizer que sua valorização sobre algo é consequência de seu sentido moral.

A dimensão moral dos valores humanos é o que nos permite julgar o próximo e nós mesmos

Por outro lado, os valores humanos são uma referência que nos ajuda a interpretar a realidade a partir de uma perspectiva crítica. Desta maneira, nos indignamos diante da injustiça porque nos impulsiona o valor da justiça e decidimos ajudar os mais necessitados porque somos guiados pela solidariedade.

Nossa conduta está motivada por vários fatores: o instinto de sobrevivência, as normas sociais aprendidas e os valores humanos. O instinto de sobrevivência está “escrito” em nosso DNA, as normas sociais são acordos elaborados pelo conjunto da sociedade e os valores humanos têm uma dimensão global e universal, mas cada indivíduo os incorpora em sua própria escala de valores.

Imagem: Fotolia. boomingpie

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: