Validade - Conceito, o que é, Significado

Tudo o que acontece tem uma dimensão temporal, neste sentido, há certos elementos que chegado um momento perdem suas propriedades. Isso proporciona um fenômeno: a validade.

A ideia de validade pode atingir um produto, por exemplo, um iogurte, uma lata de alimento em conserva ou qualquer medicamento. Os consumidores sabem quando um produto perdeu sua validade, pois todos os produtos perecíveis possuem registrada uma data limite que não recomenda seu consumo.

Quando uma ideia, um objeto ou um estilo deixa de ter valor, costuma-se dizer os mesmos se encontram vencidos

Isto acontece no contexto da moda em qualquer uma de suas manifestações. Uma peça de roupa, um penteado ou um sapato perdem a validade, ou seja, saem de moda, quando vão contra alguma tendência ou porque deixam de cumprir certa função. Tudo o que se encontra velho é considerado obsoleto e passado de moda. Algo parecido acontece em relação a certas ideias ou tradições. Assim, quando uma pessoa mantém costumes próprios do passado ou que tem uma mentalidade defasada costuma-se dizer que a mesma está com ideias inválidas ou caducas, consequentemente, são impróprias do seu tempo. No mundo da arte, o surgimento de novos movimentos é um claro sintoma da perda de validade em relação às suas valorizações estéticas.

Não podemos esquecer que na natureza este fenômeno também acontece, por isso costuma-se dizer que as árvores estão com as folhas caducas, ou seja, suas folhas não podem ser mantidas o ano todo.

O debate sobre a validade dos alimentos

Quando o consumo de um alimento ultrapassa sua data de validade é um risco para a saúde. As consequências de não respeitar esta recomendação são muito graves e podem causar intoxicações, botulismo, entre outras.

Embora o conceito de validade alimentar esteja bastante claro (a partir da data especificada não se pode consumir o alimento), em certas ocasiões isso se confunde com outro aspecto, com a data de consumo recomendada, ou seja, quando um produto já não tem as mesmas propriedades, mas é possível ingeri-lo porque não há risco para a saúde. Esta confusão tem criado certa polêmica em alguns países, assim os especialistas recomendam prestar atenção em todos os rótulos que especificam a informação de validade.

Alguns especialistas em segurança alimentar consideram que o conceito de consumo recomendável é bastante indeterminado e ambíguo. Também, deve-se levar em conta que alguns alimentos trazem mais riscos associados do que outros.

O debate sobre a validade de alguns alimentos surgiu durante o contexto de crise econômica vivida por alguns países, pois os consumidores se veem obrigados a consumir certos alimentos devido a suas dificuldades financeiras.

Imagem: iStock. Minerva Studio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: