Transação - Conceito, o que é, Significado

TransacaoDenomina-se transação a uma operação comercial que consiste em trocar um bem ou serviço por uma determinada quantidade de dinheiro. O termo também se refere à própria operação técnica do banco de dados que executa uma série de operações. No entanto, o significado mais comum se refere à troca de bens, circunstância própria da atividade econômica.

No mercado, vários agentes interagem buscando obter uma cota de beneficio. Para isso, trocam com frequência os bens e serviços por dinheiro. Esta situação é presente desde a antiguidade, inclusive antes da existência do dinheiro quando o comércio acontecia à base de troca. A lógica deste comércio determina que os agentes econômicos se baseiem mais na produção de seus bens e serviços, e com isso seus excedentes são levados à troca com outros agentes. Este tipo de comportamento tem grande responsabilidade no desenvolvimento do capitalismo; de fato, cada agente se dedica às tarefas que está mais bem posicionado e que é mais competitivo, redundando em maior abundância e qualidade nos bens e serviços produzidos.

Do ponto de vista tecnológico, a transação é uma operação que consiste em uma série de instruções ou procedimentos que devem ser realizados em conjunto. Este tipo de circunstância se deve às instruções que apenas tem sentido quando executadas em conjunto. No caso de um defeito técnico, as operações devem ser eliminadas, mesmo as que não forem realizadas. Este procedimento é típico dos bancos de dados relacionáveis, que incorporam dados constantemente quando se trata de ambientes produtivos. Neste caso, o mecanismo da base de dados costuma ter arquivos que registram todas as transações recebidas; especialmente úteis no caso de haver um problema com a base e a mesma ter de ser restaurada.

Como mencionado anteriormente, o caso de uma transação considerada como uma operação de troca econômica é a mais comum e presente na população. Ela é a base do mercado e possibilita o crescimento econômico em grande parte, circunstância presente desde que o homem surgiu no mundo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: