Tequila - Conceito, o que é, Significado

TequilaA tequila é uma bebida alcoólica elaborada através da destilação da planta Agave tequilana, uma planta originária do continente americano.

A tequila é uma bebida genuinamente mexicana e a mais conhecida é a produzida no estado de Jalisco. Seu teor alcoólico é de 38 graus, sua cor característica é branca e apresenta algumas variantes (o descansado ou envelhecido são as mais conhecidas). Tradicionalmente é tomada em um copinho pequeno acompanhado de um pedaço de limão e sal. Segundo os especialistas, a tequila não deve combinar como outras bebidas. Ao bebê-la ocorre um efeito de ardência na garganta (por esse motivo é considerada uma aguardente).

Uma pincelada histórica

A denominação tequila provém do município do estado de Jalisco (que tem o mesmo nome), sendo assim acredita-se que a palavra tequila vem do idioma indígena náhuatl.

O Agave tequilana é uma planta que anteriormente era empregada para fins medicinais, mas que posteriormente os povos colombianos começaram a beber a tequila como elemento próprio de alguns rituais religiosos.

A partir da chegada dos espanhóis, a tequila foi submetida a processos de destilação que eram realizados no continente europeu.

Durante séculos a tequila foi elaborada de forma clandestina, uma vez que os espanhóis aplicaram duras proibições em sua fabricação e distribuição, pois temiam que a tequila acabasse com outras bebidas de origem espanhola. As restrições sobre a tequila foram abolidas na metade do século XVIII, durante o reinado de Fernando VI. A liberação de sua produção abriu caminho para as primeiras marcas comerciais, que em poucos anos conquistaram o mercado dos Estados Unidos. Há dois momentos históricos fundamentais da propagação da tequila nos EUA: o período da Lei Seca (através do qual passou a ser introduzida clandestinamente) e no final da II Guerra Mundial (por causa da grande massa de emigrantes mexicanos em todo país). Desde então, esta bebida com aspecto de água e sabor intenso foi transformada em um símbolo do México em todo o planeta.

Para os mexicanos a tequila é algo mais que uma bebida, pois faz parte da sua cultura. A tequila é a bebida característica dos bares tradicionais, serve também para abrir o apetite antes das refeições e está presente nas canções, no cinema e na literatura mexicana.

Os estudiosos da história da tequila destacam um fato marcante e histórico: em sua origem, a tequila tinha um caráter eminentemente popular, no entanto, após sua entrada no mercado dos Estados Unidos passou a adquirir uma imagem mais sofisticada e elitista.

Imagem: iStock, Alija

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: