Tempestade - Conceito, o que é, Significado

TempestadeO conhecimento dos fenômenos naturais é de vital importância para muitos aspectos da vida cotidiana, desde a agricultura até o transporte, passando também pelos momentos de lazer. É um dos fenômenos meteorológicos mais preocupantes da Terra.

A tempestade se forma com o crescimento das nuvens e ao colidir duas massas de ar com temperaturas diferentes. A água se condensa nas nuvens pelo efeito do ar quente e provoca chuva intensa, normalmente acompanhada de raios causados por uma descarga elétrica. Desta maneira, a tempestade é a soma de uma série de efeitos: chuva, vento e trovões provocados por relâmpagos. Os efeitos causados pelas tempestades são bem variados. É comum o corte da energia elétrica, além de fortes chuvas e rajadas de vento muito intensas que causam uma situação de alerta geral na população.

Uma das modalidades deste fenômeno é a tempestade tropical, originada na zona entre o trópico de câncer e o trópico de capricórnio. Estas tempestades são especialmente temidas porque podem ocasionar ciclones ou furacões com efeitos devastadores. Também existem as tempestades de areia que acontecem com a elevação da poeira impulsionada pelas intensas correntes de ar.

Qualquer tipo de tempestade natural (elétrica, tropical ou de areia) apresenta um componente destrutivo e perigoso. Por este motivo, a tempestade também expressa situações de grande intensidade emocional e agitação. Por exemplo, quando um casal passa por uma situação de conflito, costuma-se dizer que vive uma relação de tempestade. Também quando uma pessoa atravessa um momento doloroso, pode-se descrever como uma situação de tempestade. E do ponto de vista jornalístico é comum utilizar esse conceito para descrever uma situação de grande carga expressiva.

As tempestades criam um efeito contraditório: o temor e a atração. Este último é visto hoje em dia por muitas pessoas que buscam este tipo de fenômeno: os caçadores de tempestades. São pessoas que tentam aproximar-se o máximo das tempestades para observar seus efeitos de maneira direta.

Existe toda uma simbologia relacionada às tempestades. Os filmes de terror recorrem às tempestades para criar uma atmosfera de pânico e tensão; as crianças e alguns animais sentem medo e os meios de comunicação avisam o perigo de seus efeitos à população.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: