Teletrabalho - Conceito, o que é, Significado

TeletrabalhoNum futuro próximo, quando os historiadores se referirem à nossa época com certeza vão falar sobre a Internet e as TICs como elementos próprios da vida cotidiana, ou seja, da revolução tecnológica que vivemos e que afeta ainda a todas as classes da sociedade. Esta transformação social teve um impacto sobre o trabalho de várias maneiras. Uma delas é o teletrabalho. Este termo expressa muito bem o seu significado, pois tele significa longe em grego e trata do trabalho à distância.

A ideia principal do teletrabalho é simples: aquele trabalho convencional que se fazia no escritório pode ser feito no próprio lar através de um computador conectado à internet.

O teletrabalho já não é uma novidade ou uma raridade. Na verdade, pode-se afirmar que é um fenômeno em expansão.

A princípio, trabalhar na própria casa e não ter que exercer uma atividade em um local específico é algo positivo, embora possa acarretar uma série de possíveis inconvenientes.

Aspectos positivos

- As empresas que incorporam este sistema podem reduzir custos de maneira significativa, por exemplo, reduz as despesas com o aluguel de um espaço.

- As empresas que recorrem a esta modalidade de trabalho calculam sua eficiência, pois se trata de uma decisão objetivamente rentável e benéfica do ponto de vista global.

- O trabalhador que utiliza esta versão tecnológica não necessita deslocar-se com seu veiculo e por isso economiza tempo e dinheiro.

- Ao não utilizar o escritório tradicional, o trabalhador pode harmonizar melhor sua vida familiar e profissional, consequentemente administrar melhor seu tempo.

Aspectos negativos

Qualquer avanço ou conquista tem seu ponto negativo. São vários os inconvenientes do trabalho à distância:

- Enfraquece a interação humana e a comunicação direta, podendo trazer consequências.

- É necessário que o trabalhador cumpra com um nível de autodisciplina para organizar seu tempo.

- É fácil para cair em algumas tentações como interrupções familiares, tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo e distrair-se do trabalho.

- Do ponto de vista da empresa, aquilo que se entende por “cultura empresarial” pode empobrecer. Não se pode esquecer que o fator humano é importante e através do teletrabalho os laços pessoais com a empresa diminuem.

Conclusão

O sucesso ou o fracasso do teletrabalho depende de muitas variáveis: a aplicação do setor de trabalho, o tipo de atividade, a mentalidade, a cultura de cada país, o perfil dos trabalhadores, etc. O teletrabalho é uma ferramenta que aplicada de forma adequada pode ser bem vantajosa, porém deve-se estar consciente que alguns possíveis inconvenientes podem surgir.

Imagem: iStock, Horst Gerlach

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: