Subjugar - Conceito, o que é, Significado

Subjugar é a ação de dominar alguém através de uma forma de coação. Existem vários sinônimos deste termo, tais como submeter, sujeitar, dominar, etc.

Análise sobre o significado do termo

A palavra subjugar está formada pelo prefixo sub, que significa abaixo, mais o vocábulo julgar. Aparentemente, subjugar significa julgar algo de maneira inapropriada, uma vez que o prefixo sub sugere a existência de um julgamento injusto. Esta interpretação não é correta, pois parte de um mal entendido. Na realidade, neste caso, julgar simboliza a ideia de opressão. Consequentemente, subjugar significa render-se à obediência.

Subjugar no campo da política

Na atividade política há um elemento natural: o poder. Se o poder é exercido democraticamente e com a inspiração de nobres ideais, as pessoas que acatam as normas impostas por aqueles que exercem o poder não têm o porquê sentir-se julgadas nem oprimidas, pois as normas impostas são legitimadas pelo voto de cada cidadão. Entretanto, se o povo se encontra submetido ao poder absoluto ou totalitário de seus governantes, é fato falar de um povo subjugado.

Diversas formas de subjugar um povo

Quando analisamos a forma que cada povo se submete ao longo da história, encontramos todo tipo de estratégia. Seguidamente vamos fazer um breve resumo sobre o assunto.

No mundo antigo os povos eram subjugados através da invasão dos territórios e este fenômeno continua ao longo do tempo através das conquistas e do imperialismo. Em termos políticos, a tirania, o despotismo, o absolutismo e o totalitarismo são versões diferentes de uma mesma ideia, um povo é submetido pelo uso da violência.

Outra maneira de entender a submissão de um povo através do terrorismo

Através do terror em suas diversas modalidades, alguns grupos tentam silenciar os cidadãos com o fim de impor com a força de suas ideias.

O propósito de subjugar ou submeter um povo nem sempre está associado à violência, pois em certas ocasiões são utilizados mecanismos más sutis, tais como a propaganda informativa, os discursos populistas e as campanhas contras algumas minorias ou grupos étnicos.

Imagem: Fotolia. ashva73

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: