Subdesenvolvimento - Conceito, o que é, Significado

SubdesenvolvimentoO termo subdesenvolvimento se refere a um tipo de situação econômica caracterizada pela baixa produtividade. É uma circunstância que pode ser observada especialmente nos países da América Latina e da África. O subdesenvolvimento tem como consequência a incapacidade de uma população em gerar os recursos necessários para melhorar consideravelmente sua qualidade de vida. Esta circunstância de atraso se torna evidente em inúmeras situações indesejáveis: falta e problemas de moradia, educação, saúde, etc. Muitos dos países que se encontram em situação de subdesenvolvimento possuem um território rico em recursos naturais, o que torna o quadro ainda mais surpreendente. Dado este panorama, existem algumas organizações de natureza supranacional que tentam encontrar soluções para esta situação.

Os países subdesenvolvidos são caracterizados por ter uma economia que prima pela produção de bens primários. Isto significa que sua principal função é explorar os bens dos recursos naturais que possuem. Assim, por exemplo, pode-se referir à agricultura, à pecuária, à pesca, a mineração, etc. Ao contrário, a produção de manufaturas e o desenvolvimento do setor terciário, que se referem à indústria do conhecimento, permanecem relegados. Como historicamente estes dois últimos setores se caracterizam por ter um maior valor agregado, é de se entender a dificuldade com a carência de desenvolvimento.

Como já foi citado anteriormente, existem algumas organizações que se esforçam para minimizar estas circunstâncias. Em geral, estão vinculadas à possibilidade de oferecer empréstimos com condições mais favoráveis para determinados empreendimentos estratégicos que poderiam garantir uma melhor qualidade em seu desenvolvimento. Assim, por exemplo, são oferecidos financiamentos para a exploração de um determinado recurso natural, ou então, para implementar a geração de energia elétrica. Este tipo de crédito é negociado em nível nacional, onde o estado é o responsável pelo trâmite.

As consequências do subdesenvolvimento são evidentes em várias situações, especialmente nas dificuldades que a população tem para ter acesso a bens mínimos e essenciais. Este tipo de situação piora com a falta de recursos do estado e a predisposição em ajudar, tornando assim um círculo vicioso. No entanto, apesar desta circunstância, é importante notar também que alguns países subdesenvolvidos tendem a crescer mais do que alguns já desenvolvidos.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: