Sociabilidade - Conceito, o que é, Significado

SociabilidadeTodo ser humano é individual como também social, ou seja, existe uma dualidade no coração humano. Toda pessoa precisa ter seus momentos de privacidade e intimidade, mas também precisa de um feedback gratificante em termos emocionais que surge com o valor da amizade, do companheirismo no ambiente de trabalho, das relações familiares e inclusive de outros vínculos superficiais como a vizinhança. Viver em sociedade significa que todo ser humano deve colocar em prática suas habilidades sociais em benefício de sua própria felicidade, uma vez que estar integrado a diversos grupos da sociedade melhora sua autoestima e lhe dá reconhecimento, pensamento positivo, motivação e felicidade.

As habilidades sociais são um treinamento que se adquire desde os primeiros anos de vida, uma vez que as crianças são um claro exemplo de como se pode cultivar a amizade de forma espontânea e natural. As crianças fazem amigos com muita facilidade, se relacionam com naturalidade e fazem da brincadeira um perfeito meio de sociabilidade.

Há certos momentos que as pessoas esquecem o entorno social e focam em si mesmas, por exemplo, ao sofrer a morte de um ente querido, ao término de um relacionamento, ao sofrer a decepção de um amigo, diante de uma dispensa de trabalho, etc. Entretanto, em longo prazo, possuir relações sociais é uma necessidade de saúde emocional. O isolamento social causa tristeza, apatia, medo, cansaço, entre outros. Ao contrário, as relações pessoais melhoram a higiene mental e o pensamento positivo.

Uma pessoa sociável é aquela de bom caráter, simpática e que mostra interesse por estabelecer relações pessoais e compartilhar momentos em comum. Em compensação, uma pessoa pouco sociável é aquela que não tem vida social. Uma pessoa pode ser mais ou menos sociável dependendo do seu momento vital e de sua situação pessoal presente. Geralmente, as pessoas são mais receptivas em suas relações sociais nos momentos de alegria do que nos momentos de tristeza.

As habilidades sociais não são inatas, mas podem ser treinadas. Portanto, também podem ser aperfeiçoadas quando praticadas. Existem habilidades sociais muito importantes que propiciam uma convivência agradável em sociedade, tais como a amabilidade, a empatia, o respeito, a generosidade, a simpatia, etc.

Para ser mais sociável, toda pessoa deve melhorar, em primeiro lugar, sua relação consigo mesma, pois é base da relação com os outros.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: