Sinal de Trânsito - Conceito, o que é, Significado

Sinal-TransitoO sinal de trânsito é uma indicação que informa sobre as circunstâncias que afetam a circulação de cada lugar ou região.

Os sinais de trânsito orientam os motoristas dos diversos tipos de veículos, assim como dos pedestres. A informação é imprescindível para que o trânsito seja seguro, natural e organizado.

Os sinais de trânsito fazem parte de um código de trânsito na qual se estabelece um conjunto de normas que regem a condução de veículos

Vamos tomar como referência o código de trânsito de um país qualquer. Na Espanha, por exemplo, existem sinais de trânsito de vários tipos. Aqueles que têm a forma triangular com um contorno vermelho adverte a existência de um perigo específico (por exemplo, a circulação em duplo sentido). Alguns têm a função de organizar ou regulamentar o trânsito (como o sinal de parar ou de proibida a passagem).

Em certas ocasiões, há indicações que simplesmente proporcionam informação de utilidade (como o número de pistas, o tipo de via ou os serviços disponíveis em cada estrada). Como a realidade do trânsito é mutável, algumas vezes, os sinais têm a função de informar as obras que estão sendo realizadas nas estradas (neste caso, a cor amarela serve para especificar certa eventualidade).

O conceito sinal de trânsito deve ser entendido como uma linguagem eficaz e precisa para a comunicação

Por este motivo, os códigos de circulação e as sinalizações de trânsito tendem a ser homogêneas. Isto é o que acontece em todo o continente americano, onde o código empregado é comum para todos os países, com apenas algumas pequenas diferenças em cada país.

As autoescolas são centros de formação que ensinam o significado da sinalização de trânsito, sua tipologia e a propriedade que existe entre elas. Este aspecto é relevante porque nenhuma circunstância da sinalização deve entrar em contradição.

Um aspecto importante dos sinais de trânsito é a necessidade de conhecê-los o melhor possível. Neste sentido, a maioria dos países realizam campanhas de educação no trânsito. Estas ações formativas são dirigidas especialmente às escolas, já que os pedestres serão os futuros motoristas. A educação viária possui um elemento preventivo, uma vez que o conhecimento e o respeito pela sinalização de trânsito permitem reduzir o número de acidentes.

Imagem: iStock - KQconcepts

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: