Sentinela - Conceito, o que é, Significado

SentinelaDo ponto de vista da filologia, o vocábulo sentinela tem sua origem etimológica na palavra italiana sentinella que, por sua vez, provém do verbo ouvir ou perceber. Assim, sentinela é a pessoa que tem a função de vigiar algo e estar atento a qualquer perigo ou ameaça. Por este motivo, é um termo que se utiliza primordialmente no campo militar.

O papel do sentinela no exército

A estratégia militar exige um complexo sistema de organização em todos os aspectos. Um elemento fundamental é a segurança das tropas que formam um corpo militar. Neste contexto de segurança, o sentinela cumpre com uma missão específica: vigiar e advertir qualquer tipo de perigo que seja possível.

O indivíduo que realiza esta função é normalmente um soldado que durante um tempo determinado se coloca em posição estratégica para ter um amplo campo de visão.

Os sentinelas ficam situados no exterior dos quartéis e costumam proteger-se das inclemências do tempo no interior de uma guarita. Obviamente, este soldado deve permanecer corretamente uniformizado e armado.

Deve-se ressaltar a importância do papel do sentinela sob a ótica militar, pois o mesmo cumpre também uma função comunicativa através de sua presença e por estar sempre pronto para defender o quartel de qualquer eventualidade. Se o sentinela não cumprisse com essa função certamente o recinto militar ficar desprotegido e suscetível a qualquer ataque.

Em um sentido figurado

Fora do campo militar é possível também empregar o conceito sentinela em um sentido figurado. Isso acontece com as várias passagens da Bíblia e que aparecem como sinônimo de guarda. Por exemplo, os querubins são descritos como guardiões da árvore da vida e o arcanjo Miguel tem a incumbência de cuidar do corpo de Moisés. A figura do profeta Ezequiel também cumpre essa função como sentinela do seu povo, na verdade, o nome Ezequiel significa em hebraico “Deus é minha fortaleza”. Desta maneira, a ideia de sentinela na Bíblia tem o papel de guardião em um sentido simbólico.

Robots-sentinela

As novas tecnologias permitem que o conceito tradicional sentinela adquira uma nova dimensão. Atualmente existem robots-sentinelas para prever os incêndios florestais e vigiar as fronteiras, inclusive se apresentam em forma de dispositivos introduzidos no corpo humano para vigiar o bom funcionamento do organismo.

Imagem: iStock. Danil Melekhin

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: