Senso de Humor - Conceito, o que é, Significado

A ideia de senso de humor não pode ser sintetizada em uma definição convencional, pois se trata de um conceito com características diferentes.

Em primeiro lugar, devemos salientar que o humor é uma característica universal dos humanos. Pode-se afirmar que é uma tendência para o lado engraçado da vida. Cada população tem seu próprio estilo de humor, por exemplo, o humor britânico tem suas próprias peculiaridades, da mesma maneira que ocorre o mesmo com o humor do espanhol, do argentino e de qualquer outra nacionalidade. Ao mesmo tempo, o humor está presente em diversas formas de expressão artística como cinema, teatro e shows, bem como na vida cotidiana.

Uma parte da personalidade de cada pessoa

Apesar de inúmeras situações de humor, existe algo particular em relação a ele: o senso de humor. Trata-se de uma característica da personalidade que possuem alguns indivíduos. Geralmente quem possui essa característica gosta de recorrer ao cômico em diversas situações, tais como: comentários irônicos, brincadeiras, piadas, o uso do duplo sentido na linguagem ou a sátira. Da mesma forma, uma pessoa tem senso de humor quando aceita a brincadeira dos outros e usa um tom engraçado e crítico na hora de avaliar a realidade.

Aprenda a rir de si mesmo

Rir de si mesmo com naturalidade é outro elemento diferencial do senso de humor. Frequentemente, estima-se que se trata de um sinal de inteligência e tolerância.

O senso de humor é uma maneira de focar a vida. Sem dramas desnecessários e com atitude sorridente. Entretanto, nem sempre há uma dimensão amável porque esta qualidade pode enfatizar a crítica social ou a denúncia, algo muito comum na crítica de alguns humoristas.

A partir de uma visão política

O senso de humor conta com uma avaliação geral positiva, em certas ocasiões, tem sido perseguido por alguns regimes políticos totalitários ou por posições religiosas dogmáticas. Neste contexto, acredita-se que é uma arma eficaz para combater as atitudes intransigentes.

O humor como forma de defesa

Há uma válvula de escape da realidade em relação ao senso de humor. Pode-se dizer que age como um mecanismo de defesa para enfrentar as amarguras da vida. Um exemplo dessa postura é o protótipo do palhaço triste que provoca sorriso nos demais apesar da sua tristeza.

Por último, não podemos esquecer que esta atitude expressa, em certas ocasiões, um duplo sentido: uma pessoa alegre, bem-humorada e divertida, mas no fundo, com uma dimensão bem diferente da crítica ou da evasão diante da realidade.

Imagem: iStock - Geber86

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: