Scannner - Conceito, o que é, Significado

ScannnerO scanner é um aparelho que serve para captar imagens, dados e informações, seja para explorar o corpo humano, o espaço ou para digitalizar documentos.

Embora se trate de um dispositivo utilizado em diversos campos como na medicina ou na eletrônica, o mais comum é seu uso na informática, transformando as imagens eletrônicas em diversos objetos físicos como fotografias, esquemas ou dispositivos.

A origem do scanner

O primeiro scanner doméstico surgiu em 1984, quando Microteck desenvolveu este aparelho como complemento da Apple Macintosh. O MS-200 era um scanner bem simples, de pouca resolução e limitado à digitalização em brando e preto. Teve que se esperar até 1989 para surgirem os primeiros escâneres em cores que permitiam digitalizar textos e imagens a 300dpi. Embora a grande revolução chegasse apenas na metade dos anos noventa quando o scanner foi implantado como uma ferramenta bem prática capaz de captar as cores a 32 bits e obter claras imagens graças a seus 600dpi.

Os escâneres mais comuns são de mesa graças a sua boa relação de qualidade, preço e facilidade de uso

Os documentos digitalizados são colocados sobre uma superfície de cristal que incorpora o scanner, cuja parte superior se localiza no braço de leitura e da lente e assim digitalizando o documento.

Ao longo dos anos, o protagonismo do scanner de mesa passou para outros tipos de scanner, como os portáteis e manuais que alcançaram um prestígio maior.

Estes scanners portáteis tinham como grande atrativo o preço, pois eram bem inferiores aos de mesa, no entanto, tinham grande importância no processo de qualidade da digitalização por serem bem melhores que os scanners de mesa.

Em relação ao seu sistema de funcionamento, deve-se destacar que os portáteis contêm diferentes lentes de leitura e por meio de sua tração deslizam o documento para poder registrá-lo. Consequentemente este modelo de scanner permite trabalhar apenas com objetos planos.

Por último, o scanner de mão é o mais barato e simples, porém é o que possui pior qualidade. Seu tamanho reduzido facilita muito a digitalização, uma vez que é necessário apenas passar o scanner sobre o documento selecionado.

Imagem: iStock - selimaksan

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: