Salário - Conceito, o que é, Significado

Salario

Salário é um termo que se refere ao dinheiro que uma pessoa recebe como consequência da realização de um serviço, dinheiro que se concede de forma regular a cada determinado período de tempo. O salário recebeu este nome no passado devido a uma prática de entregar sal em troca de uma determinada atividade, circunstância que é entendida ao considerar que o sal era um elemento escasso e necessário, e que assim elevava seu preço. O salário de um trabalhador geralmente está relacionado com sua produtividade, embora esta relação em muitas ocasiões esteja em dúvida de ser digna.

O salário pode ser considerado a partir de duas perspectivas. Assim, se refere ao salário nominal quando se trata de um determinado número de moeda circulante. A outra forma de referir-se ao salário faz alusão à quantidade de bens e serviços que se pode comprar com uma cesta básica, é o caso do salário real. Este salário pode diminuir caso o país que está inserido o trabalhador sofra de inflação. Neste caso, se os salários são menores que o aumento dos preços, podemos dizer que o trabalhador perdeu poder aquisitivo. Para explicar este tipo de variação costuma-se existir estatísticas tanto privadas como oficiais.

O estado muitas vezes determina um salário mínimo abaixo do necessário para um trabalhador. Esta circunstancia pode parecer desumana, mas existem algumas vozes que argumentam contra este fato e que refletem na contratação de trabalhadores menos produtivos, aqueles que não cobririam com seu trabalho o custo de um salário mínimo. Além desta postura, no entanto, a maioria dos países determina um valor mínimo para realizar contratações.

Vale ressaltar que no caso de uma crise que reflete no aumento de desemprego, o salário experimenta uma variação leve e gradativamente baixa, circunstância que da a entender um comportamento inelástico. De fato, quando ocorre uma baixa oferta e demanda de contratação faz com que um grande número de desempregados aceite ser contratado para ganhar menos que o estabelecido. No entanto, Keynes observa outras circunstâncias semelhantes e conclui que esta situação não acontece dessa forma.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: