Saber - Conceito, o que é, Significado

SaberO saber se refere ao conhecimento sobre uma questão, problema, disciplina ou ciência; conhecimento que pode ser tomado como representação de uma realidade objetiva. Assim, saber sobre um determinado tema significa estar de posse de uma representação da realidade que deve ser útil para a tomada de decisões. No entanto, o saber é um problema desde a antiguidade e que desenvolveu inúmeras escolas de pensamento que tratam deste fenômeno de modo satisfatório. No entanto, a questão segue despertando os especialistas, que estão longe de entrar em um acordo sobre esta particularidade do homem.

É chamada de epistemologia a ciência responsável pelo fenômeno da captação de conhecimento por parte do homem, e na medida em que é uma divisão da filosofia, pode-se dizer que esteve sempre presente na cultura ocidental. Na verdade, a mesma etimologia da palavra filosofia remete à expressão “amor ao conhecimento”. Assim, os primeiros filósofos se encarregaram de tentar explicar como acontece este processo de conhecimento do homem, às vezes chegando a conclusões que uma mentalidade moderna pode representar distância. Por exemplo, Platão refere a um mundo supersensível e representado por ideias reais e verdadeiras, sendo o mundo sensível uma representação degradada dessa realidade; assim pode ser visto na parábola “alegoria da caverna”, que trata da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade.

Paralelamente, Aristóteles refere a uma distinção entre substâncias, essências e acidentes para explicar o universo e o particular, visando uma filosofia realista. Muito mais adiante no tempo, Hume ressalta sobre a impossibilidade de explicar um conhecimento acabado por considerar arbitrário estabelecer relações de causa e efeito entre acontecimentos simultâneos. Kant trata posteriormente em resolver este problema através da criação de níveis no aparelho cognitivo do homem, que consistem em diversos casos que podem ser divididos em um conhecimento sensorial que, em seguida, é processado por categorias mentais.

Na atualidade, a obtenção do saber e de seus limites são expressos no método científico. Houve muitos contratempos em sua definição, mas pode-se dizer que uma explicação e contribuição definitiva desta matéria foi o conceito de “paradigma”, como conjunto de considerações prévias condicionada social e historicamente ao tornar-se ciência. Uma mudança neste sentido pode ser considerada como uma “revolução científica”.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: