Romantismo - Conceito, o que é, Significado

RomantismoQuando uma pessoa afirma “sou um romântico” logo pensamos que se trata de alguém sensível que valoriza o amor como ideal e é cuidadosa com seu cônjuge. No entanto, estamos parcialmente equivocados, pois o romântico é também um criador que faz parte de uma tendência cultural: o romantismo.

O Romantismo em resposta ao Classicismo

Durante o século XIX, na Alemanha e na Grã Bretanha, surgiu um movimento cultural que propunha superar os valores e ideais estéticos do movimento anterior, o classicismo. Os artistas clássicos se inspiravam na razão e os românticos defendiam novos valores, especialmente a paixão.

Os idealistas do classicismo defendiam que a razão devia ser o guia da humanidade. Em contrapartida os autores românticos, de qualquer disciplina artística, reivindicavam ideais conflitantes: a fantasia, os sentimentos, a nostalgia e o subjetivo.

Um perfil geral dos românticos

O Romantismo foi difundido inicialmente na Europa e posteriormente na América no campo da música, da literatura e da pintura. Os autores românticos defendiam uma nova maneira de entender o mundo e desta forma eram partidários da liberdade em todas suas manifestações.

O romântico é um idealista e um rebelde que se inspira em um passado imaginário para mudar o presente (alguns movimentos nacionalistas europeus surgiram no contexto do movimento romântico).

O romântico é também um inconformista e por isso busca a evasão (adoram os cemitérios, as paisagens inacessíveis e sente predileção pelo mundo medieval). Os artistas querem descobrir novos caminhos estéticos e sentem fascinação pela natureza dos sonhos, pelos piratas, fantasmas e intensas emoções.

O homem romântico não entende a natureza em sua dimensão científica, mas direciona sua atenção em tudo aquilo que agita suas emoções (a névoa, o trovão e o vento).

Os ideais do romantismo exaltam a imaginação e a fantasia. Ao mesmo tempo, os valores românticos defendem os símbolos de cada território, a cultura indígena e o caráter espiritual de uma comunidade.

Embora o romantismo tenha desaparecido como corrente cultural podemos afirmar que seus ideais ainda estão vivos. As atitudes românticas estão presentes na atração pelo exotismo de outras culturas, no compromisso revolucionário e na exaltação do eu.

Imagem: iStock, GeorgesDiegues

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: