Retrógrado - Conceito, o que é, Significado

O adjetivo retrógrado apresenta dois significados diferentes. Por um lado, serve para indicar que uma pessoa tem ideias antiquadas, conservadoras ou passadas de moda, por outro lado, se refere a determinado tipo de movimento.

A mentalidade retrógrada

Há certas formas de entender a vida que não se encaixam com o tempo presente. Desta forma, quando uma pessoa tem pensamentos ou ideias próprias do passado significa que ela é uma pessoa retrógrada, isto é, alguém desatualizado, defasado, obsoleto e reacionário. Trata-se de um adjetivo usado de forma pejorativa, pois através dele se entende que a mentalidade de uma pessoa que não é muito avançada e está ancorada no passado.

Embora a palavra retrógrada possa ser aplicada em diferentes contextos, normalmente é usada em relação às ideias políticas ou sobre as avaliações de algumas tendências sociais. Assim, quando uma pessoa defende a escravidão, se opõe ao voto feminino ou se declara contra o divórcio, é bem provável que seja considerada uma retrógrada.

O fato de certas pessoas receberem esta qualificação nos faz lembrar que as ideias evoluem. Entre os vários exemplos de transformação de ideias, podemos destacar a mudança de valores em relação à homossexualidade. Algumas décadas atrás a homossexualidade era vista como um comportamento perverso e anormal, hoje em dia, a grande maioria das pessoas admitem a homossexualidade com normalidade e sem escândalos.

Em relação ao movimento dos planetas

Alguns planetas do sistema solar se movimentam de maneira irregular ao longo do espaço. Planetas como Mercúrio, Saturno ou Marte se deslocam do oeste para o leste, mas este movimento possui interrupções durante certo tempo e a direção do leste para o oeste se modifica, ou seja, de maneira inversa. Quando isso acontece se fala do movimento retrógrado dos planetas, pois há um retrocesso momentâneo até que novamente a órbita planetária possa voltar ao normal.

A compreensão científica do movimento retrógrado dos planetas só ocorreu a partir do século XVI quando o astrônomo Copérnico apresentou os fundamentos da teoria heliocêntrica.

Na música também existe o conceito do movimento retrógrado

Na terminologia musical, este movimento acontece quando uma melodia é lida em sentido contrário ao habitual, ou seja, quando começa pelo final e termina pelo princípio. Esta circunstância é uma modalidade de técnica contrapontística.

Imagem: Fotolia. BrainyMan

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: