Reino Animal - Conceito, o que é, Significado

Reino-AnimalO termo reino animal se refere ao conjunto de seres vivos que compartem as mesmas características, como também para diferenciar-se dos outros. Estas características constituem uma grande quantidade de células que possuem um núcleo e se organizam em tecidos e órgãos; por ter a necessidade de consumir outros seres vivos para garantir sua sobrevivência; pelo fato de reproduzirem-se sexualmente; e por adaptar-se ao exterior garantindo a sobrevivência. O termo também se refere à capacidade de locomover-se de um lugar para o outro, circunstância comprovada na maioria dos casos, embora não seja em todos. Dentro deste grupo, além disso, podem distinguir-se de outros subgrupos que por sua vez compartem as mesmas características. O homem está integrado a este grupo, e dentro dele, está o grupo dos vertebrados e mamíferos.

O reino animal necessita classificar os seres vivos em diferentes categorias. Esta tarefa foi realizada a princípio no reino vegetal, mas que posteriormente atingiu todos os outros seres vivos. Várias controvérsias surgiram em sua implementação, mas com o passar do tempo houve certo grau de consenso, especialmente após a contribuição da genética e da teoria da evolução. O reino animal é um grupo de seres vivos com vários traços acentuados que necessitam de uma separação dos demais. O próprio nome já indica que se refere aos animais, mas que também atinge os insetos, vermes, crustáceos, etc.

Os subgrupos mencionados que compõem o reino animal são os vertebrados e os invertebrados. Como seu nome indica, no primeiro caso, são agrupados todos os seres vivos que possuem coluna vertebral; já no segundo grupo, são formados por aqueles que não possuem. O segundo caso é o mais conhecido e é composto por peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Estes últimos apresentam a mesma característica de alimentar seus filhotes nos primeiros dias de vida através da amamentação com o leite, substância rica em nutrientes. Como citado anteriormente, o homem também está incluso neste grupo, além de compartilhar uma inteligência mais desenvolvida com os outros integrantes e pelo fato de regular automaticamente sua temperatura em função da temperatura externa.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: