Recursos Econômicos - Conceito, o que é, Significado

Recursos-EconomicosOs recursos econômicos são aqueles meios materiais ou imateriais que oferecem a possibilidade de satisfazer algumas necessidades do processo produtivo ou da atividade econômica de uma empresa. Como consequência, os recursos econômicos são imprescindíveis para realizar operações financeiras, comerciais ou industriais.

Para ter acesso a um recurso econômico é necessário que haja previamente um investimento determinado. Para que o investimento de uma atividade seja rentável ela deve ser recuperada através da utilização ou exploração da própria atividade. Vamos examinar esta ideia geral através de um exemplo concreto: o campo é um recurso econômico que permite o desenvolvimento da agricultura, mas este recurso pode ser inviável do ponto de vista econômico se o campo estiver situado em uma área geográfica que exija grande quantidade de dinheiro em sua exploração.

Os recursos econômicos permitem que os indivíduos possam satisfazer suas necessidades materiais e enfrentar sua vida com naturalidade.

Recursos econômicos e os empreendimentos

Atualmente o fenômeno do empreendimento é de caráter global. Empreender uma atividade em uma área com poucos recursos econômicos requer uma estratégia eficaz, na qual exige divulgação nas redes sociais, oferecer algum desconto ao cliente em relação à concorrência e não esquecer que o mais importante é atender e satisfazer o cliente da melhor maneira possível.

Provavelmente o empreendedor com poucos recursos econômicos solicita um empréstimo em algum banco, para isso ele deve oferecer uma série de garantias financeiras. No entanto, há alternativas para conseguir recursos econômicos suficientes: o crowdfunding (financiamento coletivo de um projeto) e o business angels (investidor que fornece o capital para um novo projeto, como uma start-up).

O empreendedor com poucos recursos econômicos precisa potencializar sua criatividade ao máximo, determinando metas a alcançar, planejando suas despesas de forma adequada e conhecendo detalhadamente os mecanismos de financiamento.

Fatores de produção

O termo recurso econômico é utilizado com frequência como sinônimo de fator de produção, neste sentido, podemos citar três fatores de produção que fazem parte da atividade econômica: a terra é recompensada através da renda, o trabalho ressarcido por um salário e o capital compensado pelos juros obtidos. A ideia de fator de produção tem evoluído e hoje se considera a existência de outros fatores de produção: a ciência e a tecnologia, o capital humano ou social.

Imagem: iStock. SrdjanPav

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: