Raciocínio Dedutivo - Conceito, o que é, Significado

Raciocinio-DedutivoO raciocínio dedutivo, também conhecido como método dedutivo, compreende a análise de elementos que permitem atingir um resultado positivo ou negativo. Explicando melhor, uma dedução é basicamente um tipo de argumento em que a conclusão atingida se refere às premissas anteriores abordadas.

Dentro da lógica como disciplina, há vários tipos de métodos que tornam a construção do conhecimento científico: os raciocínios dedutivos, abdutivos e indutivos. Entre eles, se diferenciam principalmente pelo tipo de relação que estabelecem entre as premissas. Desta forma, no caso do raciocínio dedutivo, parte de uma premissa em geral e sua conclusão compreende um aspecto mais particular. Por exemplo:

1) Todos os pacotes de arroz tem um peso de 500 gramas.
2) Isto é um pacote de arroz.
3) O peso deste pacote é de 500 gramas.

Vale destacar que para este tipo de raciocínio ser considerado válido é necessário que haja uma relação coerente entre a primeira premissa e a conclusão final da sequência lógica.

Isto que pode parecer apenas uma questão utilizada na área das ciências, para demonstrar hipótese ou determinadas suposições diante de uma investigação é algo que na prática, realmente, é utilizada há muito tempo, tendo sua origem na sociedade da Grécia Antiga. Por exemplo, o reconhecido filósofo Aristóteles foi um dos que empregou este tipo de raciocínio.

Por outro lado, a dedução, além da área científica, é atingida de modo cotidiano em nossas vidas. Deduzir faz parte de nossa maneira de interpretar e entender as situações da realidade que nos rodeia. Por exemplo, vamos ver uma situação simples e cotidiana: 1) Quando uma pessoa não cumprimenta a outra é porque não gosta ou não se simpatiza com ela. 2) Quando sua sogra te encontra na rua e não te cumprimenta. 3) Se deduz que sua sogra não gosta de você.

Igual a este último exemplo, certamente, podemos deduzir outras situações que diariamente se associam a situações particulares de comportamento, atitudes e ações que são de consenso geral da sociedade.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: