Química - Conceito, o que é, Significado

QuimicaA química é a ciência que lida com o estudo da matéria. Isso significa que a disciplina procurará explicar as características que tal matéria pode ter, seu comportamento e a maneira com que evolui em diversas circunstâncias. A química, enquanto ciência moderna, tem alguns séculos entre nós, mas alguns de seus conceitos podem ser encontrados inclusive na antiguidade. Hoje em dia, ela possui um papel fundamental na sociedade pelas grandes possibilidades de desenvolvimento que garante em diversas áreas; de fato, conhecer em detalhes as possibilidades da matérias leva a um enorme campo de ação, um campo de ação que pode melhorar significativamente nossa qualidade de vida.

Evolução da química

As origens das preocupações em torno da matéria devem ser encontradas desde a filosofia grega, na antiguidade. Inclusive, nesse sentido, podemos citar considerações de Demócrito no que diz respeito à composição da mesma; para o filósofo, essa era constituída por elementos indivisíveis que se encontravam em constante movimento. Como podemos observar, existe nesse sentido um nexo que une essas remotas indagações à uma visão científica atual: o átomo será a parte mínima da matéria, a qual é possível fazer referência.

No entanto, é necessário voltar ao século XIX para ter uma visão da química que possa ser entendida como propriamente científica. De fato, anteriormente havia existido algumas contribuições difusas sobre o que se conhece como alquimia, mas essas eram desconexas a uma teoria sunstentável. É a partir desse momento que começa a se desenvolver a noção de uma combinação de elementos a partir de aspectos relacionados com a eletricidade.

Elementos e Propriedades

Também deve se situar neste ponto histórico o processo de ordenação dos elementos de acordo com suas propriedades, ordem que hoje recebe o nome de tabela periódica. Finalmente, é no século XX que a química obtem o rigor que a caracteriza, com reconhecimento sistemático das ligações de eletróns e da maneira com que os mesmo funcionam na hora em que os átomos se unem.

Como podemos ver, a química tem passado por uma evolução lenta, porém segura, ao longo da história. Uma evolução que sem dúvidas não esteve livre de erros e considerações inseguras. Hoje em dia, no entanto, é notável o grande alcance que pode ser atribuído à química, transformando nossas vidas de diversas maneiras a partir da implantação de técnicas que a levam em conta.

Foto: iStock - urbancow

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: