Queixa - Conceito, o que é, Significado

Como uma das formas mais conhecidas para expressar um sentimento, entende-se por queixa o modo de dizer ou compreender o que sentimos a respeito de algo.

Na maioria dos casos, a queixa representa desagrado ou incômodo em relação a uma situação, pessoa, etc., mas também pode ser uma acusação ou mostra de lamentação por algo que não nos dá prazer.

A queixa faz parte de todo sistema comunicativo

Se pensarmos em como definir a palavra queixa, vamos perceber de imediato que a tarefa é fácil. Este termo é usado frequentemente na linguagem informal e, portanto, todos nós temos bem claro o seu significado.

A queixa é uma forma de expressar desagrado ou desconforto sobre algo. Assim entendida, a queixa é algo tão fundamental e primário no sistema de comunicação que até os animais podem reproduzir, claro que sem palavras ou ideias, mas com sons.

Pode ser descrita como uma reação diante de algo que nos incomoda, isso vai desde o mais simples como reclamar da temperatura, da ausência de alimentos, da falta de sono até os mais complexos como queixar-se da desigualdade, da corrupção e da violência.

Uma queixa: algo simples que pode nos levar longe

Uma vez entendido o que é especificamente uma queixa, devemos destacar que a mesma não é algo tão simples que uma pessoa pode expressar em momentos de desconforto ou desagrado.

Pode-se dizer que a queixa pode chegar a ser o ponto de partida de mudanças fundamentais. Isto se deve a inúmeras situações históricas onde a queixa existe diante de situações de desigualdade e injustiça, causada por movimentos de luta e desejo de grande transformação.

Um caso bem claro é o conjunto das independências da América, processo que aconteceu a partir da queixa pela desigualdade existente entre americanos e europeus.

Queixas e sugestões

A queixa como modo para obter outros meios

A noção de queixa é analisada intensamente no campo da psicologia, assim, muitos psicólogos e especialistas da área entendem que existem diversas personalidades que se utilizam da queixa como método para obter algo.

Este recurso se torna algo cotidiano e comum assim como busca exercer domínio sobre outras pessoas que não têm a mesma atitude. A queixa serve muitas vezes como uma desculpa inconsciente para aquele que a expressa não realizar grandes mudanças em sua vida e canalizar todo o seu descontentamento sobre determinado fenômeno apenas através de um mal-estar oral.

Imagem: Fotolia. PrettyVectors

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: