Quântico - Conceito, o que é, Significado

O adjetivo quântico se refere a uma teoria científica da área da física, especificamente da física quântica.

Ideia fundamental da física quântica

Tudo é composto de átomos, dos quais são formados por um núcleo central rodeado de elétrons que giram a seu redor. A física ou mecânica quântica é a teoria científica que serve para explicar como funcionam os elementos minúsculos, tais como os átomos e os elétrons.

Segundo o princípio básico da física quântica, os átomos ou elétrons podem estar num local e ao mesmo tempo em todos os lugares do universo. Por outro lado, esta teoria afirma que a natureza impõe seus próprios limites sobre o que podemos conhecer, isto é, as situações do “mundo pequeno” podem acontecer em determinada probabilidade. Isto mostra que não há uma certeza absoluta em relação aos movimentos das partículas subatômicas. Em relação à realidade, a física quântica aborda questões de caráter filosófico, já que expressa o problema da existência da própria realidade que não é observada.

É possível que dois átomos ou dois elétrons se encontrem em dois lugares de uma vez

Segundo o princípio de superposição, uma partícula quântica (um átomo ou um elétron) se encontra em todos os estados possíveis de uma vez. Por outro lado, segundo o princípio da incerteza, quanto mais conhecemos uma partícula quântica menos sabemos sobre sua velocidade. Estes dois princípios da física produzem certo paradoxo, pois duas propriedades de uma mesma partícula não podem ser medidas ao mesmo tempo. Devido a isso, há uma incerteza na previsão dos fenômenos quânticos e por esta causa se fala do princípio da incerteza.

Implicações da física quântica

O chamativo das explicações quânticas é o fato de prever efeitos que vão contra o “senso comum”. Na verdade, a teoria quântica diz que a física clássica de Newton não é aplicada ao comportamento dos átomos. Além da abordagem teórica da física quântica, as pesquisas e experiências quânticas se encontram estreitamente ligadas com a energia nuclear ou com os relógios atômicos, mas também com a genética e a astronomia (por exemplo, para explicar os buracos negros).

Além das pesquisas científicas e tecnológicas, a teoria quântica teve grande influência na filosofia, uma vez que seus princípios permitem entender a realidade de outra perspectiva. Não se pode esquecer, por último, que no mundo da informática existe a denominada computação quântica, um modelo teórico que ainda não está presente na tecnologia atual, mas é previsível que seja o paradigma da tecnologia do futuro.

Imagem: iStock. nadla

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: