Qualidade - Conceito, o que é, Significado

Qualquer utensílio, dispositivo ou serviço pode ser apresentado de diversas maneiras: através de materiais e várias técnicas, com desenhos simples e sofisticados, com preços acessíveis ou caros, etc. Assim, tudo é suscetível para ter um grau de aparência, utilidade, durabilidade, etc. Costuma-se dizer que algo tem qualidade quando possui características positivas.

A qualidade é um conceito relativo, pois está implícita a comparação de uma coisa ou outra. Quando se diz que algo não tem qualidade é porque outra tem.

A ideia de qualidade está vinculada ao consumo

Quando adquirimos produtos e bens nossa preocupação é gastar o que esteja em consonância com a qualidade do que foi comprado. Temos a aspiração de encontrar certo equilíbrio entre nossas expectativas antes de possuir certo objeto e a satisfação de tê-lo em nossas mãos. A qualidade é como um termômetro que mede nossa satisfação.

A qualidade tem relação com o dinheiro. Na verdade, emprega-se a relação qualidade x preço para avaliar a melhor relação entre esses dois aspectos. A finalidade de qualquer ato de consumo é, justamente, saber determinar a correta relação entre a qualidade do bem adquirido e o dinheiro que se pagou por ele.

Há muitos fatores que determinam que algo seja considerado de qualidade

A matéria-prima é fundamental porque condiciona qualquer outro aspecto. O procedimento utilizado para sua elaboração também tem um papel importante (não é o mesmo um produto artesanal do que algo similar produzido em série). O serviço vinculado ao bem adquirido é também essencial. Desta maneira, pode-se dizer que um produto ou elemento qualquer tem qualidade devido a diferentes parâmetros.

Atualmente há normas gerais para determinar e garantir a existência de qualidade em um bem de consumo

Estas normas são conhecidas como ISO e servem para comunicar ao consumidor que o objeto ou bem adquirido tem certa qualidade. As normas ISO fazem parte do sistema de gestão de qualidade (conhecidas pelas siglas SGC) e pretende que todas as atividades e processos envolvidos em sua fabricação tenham a maior qualidade possível.

Qualidade de vida

Quando queremos expressar a ideia de equilíbrio pessoal em nossa realidade cotidiana utilizamos o conceito qualidade de vida. Cada indivíduo tem seu próprio critério sobre o que realmente é qualidade de vida, embora provavelmente haja aspectos compartilhados pela maioria: vive sem preocupações financeiras, sem estresse, fazer aquilo que gosta, ter saúde necessária, entre outras satisfações.

Em certas ocasiões, o conceito qualidade de vida expressa o desejo de uma existência com comodidades suficientes para que nossa realidade diária seja gratificante.

Imagem: iStock. gilaxia

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: