Qualidade de Vida - Conceito, o que é, Significado

Qualidade-de-VidaNão é fácil definir com precisão o que é a qualidade de vida. Esta dificuldade tem uma expressão lógica: cada pessoa tem seu próprio critério em relação a esta ideia. Trata-se de um termo geral que se aplica à vida em relação à percepção de cada indivíduo. É uma noção eminentemente ambígua e subjetiva. A mesma ideia de qualidade é discutível.

Entretanto, podemos estabelecer uma espécie de esquema geral que serve de referência em relação a este conceito.

Para que haja um mínimo de qualidade de vida é imprescindível que uma pessoa tenha as necessidades básicas atendidas como alimentação, moradia e certa estabilidade financeira. Existe também outro aspecto essencial: ter saúde, pois sem isso fica realmente difícil alcançar a qualidade de vida.

A distribuição de tempo é também um fator determinante. Se uma pessoa ganha muito dinheiro trabalhando 12 horas por dia durante 6 vezes por semana, fica sem sentido dizer que essa pessoa tem qualidade de vida.

Da mesma forma, a ideia do prazer é essencial para as pessoas. Temos obrigações inevitáveis, compromisso de todos os tipos e, ao mesmo tempo, momentos de lazer e diversão. Aliás, estes últimos têm um valor especial, pois proporcionam qualidade de vida às pessoas.

Embora este conceito tenha um claro componente subjetivo, existem algumas tentativas para objetivá-lo. Na sociologia se propõe medir a qualidade de vida das nações. Para isso, é apresentada uma série de parâmetros mensuráveis como renda per capita, quilômetros de estrada, número de médicos por habitante, consumo de certos alimentos e uma série de dados. Com essa análise, é possível ter uma ideia aproximada do nível de qualidade de vida de um país.

Há questionamentos totalmente opostos relacionados ao sentido de uma vida com qualidade. Certas pessoas consideram que o luxo, o conforto e os prazeres gourmets são elementos que definem uma autêntica qualidade na maneira de viver. Por outro lado, há quem acredite que os hábitos mais simples e viver sem vínculos seja o modelo ideal.

Por último, podemos dizer que esse conceito reflete uma imagem exterior e superficial. Esta visão é baseada num protótipo de homem rico: sem preocupações, rodeado de luxo, navegando em seu iate, tudo isso em um ambiente de puro prazer e exclusivo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: