Quadro Sinóptico - Conceito, o que é, Significado

Quadro-SinopticoO termo quadro sinóptico se refere a um esquema que representa de modo gráfico e com palavras a estrutura que um determinado texto utiliza para desenvolver um tema. Ele é especialmente útil para o estudo realizado com a finalidade de aprovar em exames na medida em que serve como meio de simplificação, resumo e captação das principais ideias de um determinado tema.

Os quadros sinópticos são constituídos através da utilização de setas, chaves, parênteses, etc. Podem tomar forma de um diagrama de natureza hierárquica que permite uma subordinação de conceitos e conteúdo. É importante identificar um tema principal no texto e seus diversos subtemas. Por sua vez, quando há outros subtemas, é necessário também representá-los hierarquicamente. Uma forma de organização comum é a horizontal, com temas mais importantes à esquerda e os correspondentes subtemas à direita. Também pode ser organizado de forma vertical, desta vez com os temas mais importantes acima e com os subtemas abaixo.

Em alguns casos, a montagem de um quadro sinóptico necessita da elaboração de um resumo prévio para tornar fácil a leitura das principais ideias do texto. Neste caso, o procedente é ler em primeira instância de maneira superficial ao tema em questão, leitura que não deve deter-se demasiado em detalhes e apenas servir como uma aproximação das principais características. A partir destas ideias se confecciona o resumo e posteriormente a tarefa de representar os conceitos no quadro.

Atualmente existem diversas ferramentas que podem servir na hora de realizar a confecção de um quadro sinóptico. Uma delas é sem dúvidas o Excel. Embora haja outras mais específicas tais como Mindmanager, XMIND, FreeMind, FreePlane, etc. Nenhuma delas precisa de maior poder de processamento, pois são adaptáveis a qualquer configuração. É importante ressaltar que nenhuma ferramenta informática pode substituir a capacidade de síntese e compreensão do leitor.

Assim, a utilização de quadros sinópticos pode ser uma grande ajuda no que se diz respeito à simplificação da informação em relação ao estudo. Isso com certeza faz diferença na gestão do tempo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: