Plano de Negócios - Conceito, o que é, Significado

Para colocar em prática um novo projeto no mercado de trabalho ou para alcançar um negócio já existente é importante elaborar uma estratégia com antecipação. Esta estratégia é conhecida como plano de negócio.

O plano de negócios não é simplesmente um documento, deve ser entendido como um processo pelo qual os responsáveis do negócio pensam em realizar um projeto viável e rentável.

O processo de elaboração de um plano de negócio e a importância do plano de marketing

A ideia fundamental de qualquer plano de negócios é simples: analisar sistematicamente uma ideia inicial. Desta forma, parte-se de uma ideia geral sobre o negócio em questão e, em seguida, esta ideia é analisada de acordo com uma série de parâmetros: formas de financiamento, questões legais, situação do mercado relacionado com a atividade a realizar e certos aspectos ligados às questões técnicas: o plano de marketing ou os recursos humanos disponíveis. Se estes parâmetros trazem informações satisfatórias é possível colocar em prática um plano de negócio sólido.

Embora todos os parâmetros sejam importantes, há um aspecto que é essencial: o plano de marketing. Em um plano de marketing se estuda quem é o público-alvo de um negócio e quais são suas necessidades, os serviços que podem ser oferecidos a esses clientes e, paralelamente, deve-se analisar o funcionamento de outros negócios similares. Após as respostas que se têm é necessário desenvolver uma estratégia de marketing.

A finalidade do plano de negócio

O plano de negócio apresenta três elementos essenciais:

1) Analisar o potencial do negócio;

2) Orientar as atividades do dia a dia de uma empresa;

3) Conseguir um financiamento para um projeto.

É aconselhável que uma vez elaborado o plano de negócio, o mesmo seja registrado em um documento próprio. Desta forma, será mais fácil explicar o projeto aos possíveis sócios ou investidores. Deve-se destacar que um plano de negócios é um cartão de visita e que se for bem feito pode chamar a atenção.

Os especialistas aconselham que haja duas versões: um plano de negócios extenso elaborado com informação precisa e um plano simplificado que pode ser consultado de forma simples e direta.

A chave de um bom negócio é encontrar uma necessidade que ainda não atendeu satisfatoriamente o mercado de trabalho.

Imagem: Fotolia. jossdim

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: