Planalto - Conceito, o que é, Significado

PlanaltoDenomina-se planalto a um tipo de relevo caracterizado por sua altura e por ser plano. Na verdade, o planalto é uma planície que está aproximadamente a quatrocentos metros acima do nível do mar. Este tipo de formação pode ser encontrado em várias partes do mundo e é resultado de certos fenômenos existentes que atuam sobre o terreno. Os planaltos precisam de vários anos para sua formação, pois seu processo é lento e pode levar milhões de anos. Geralmente, o uso de termo planalto significa que está acima do nível do mar, mas também existem os planaltos subterrâneos, porções da crosta terrestre que estão abaixo do mar e com uma profundidade considerável menor do que as áreas circundantes.

No caso dos planaltos continentais, são formados principalmente por dois tipos de processos: a ação das placas tectônicas e a erosão. De fato, pode-se dizer que os planaltos são extensões de um terreno que já foram montanhas alguma vez, mas que devido ao tempo e a própria erosão dos ventos e dos rios, formou-se uma superfície plana acima do nível do mar. Neste sentido, talvez seja importante recordar que as montanhas são formadas pela colisão das placas tectônicas, provocando uma elevação do terreno. Os planaltos têm passado por este processo há muitos anos, até mesmo antes da formação das montanhas, e dentro deste período de tempo tem sofrido uma maior quantidade de erosão.

No caso dos planaltos oceânicos, sua origem também se deve pela separação das placas da crosta terrestre. Na verdade, existem áreas de impacto onde as placas se chocam formando montanhas como também a separação das placas. Estas áreas de separação são encontradas no mar, além de existir uma atividade vulcânica. Assim, o magma flui do interior da terra para o oceano e após o contato com a água ele se esfria e forma lentamente uma área de profundidade menor que das proximidades. Inclusive, ao longo do tempo, este processo formou ilhas que hoje estão habitadas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: