Pigmaleão - Conceito, o que é, Significado

O termo Pigmaleão tem uma relação direta com a mitologia clássica, especialmente com a capacidade dos mitos em proporcionar ideias sugestivas. O relato mítico de Pigmaleão se tornou uma referência cultural universal que está presente na literatura, no cinema e na psicologia.

A origem do mito

Segundo a mitologia grega Pigmaleão era um rei da ilha de Chipre e uma de suas paixões era a escultura. Apesar do seu poder, o rei era uma pessoa triste e sozinha e isso o levava a esculpir a estátua de uma mulher perfeita. Conforme ia esculpindo a estátua se tornava maravilhosa com o resultado e, assim, após terminar a obra ficou profundamente encantado por ela e lhe deu o nome de Galateia.

O rei escultor havia criado uma mulher ideal, mas não podia amá-la de verdade. O amor impossível levou Pigmaleão a pedir ajuda aos deuses. A deusa Afrodite se sentiu comovida com a frustração do artista e fez com que a mármore da estátua se transformasse em uma mulher de carne e osso. O escultor realizou seu sonho e da união humanizada de Galateia com Pigmaleão nasceu a ilha de Papos.

A lenda do escultor apaixonado por uma estátua foi coletada pelo poeta romano Ovídio, que em sua obra “Metamorfoses” recuperou a história de Pigmaleão.

O que significa ser um Pigmaleão?

Se uma pessoa tem um ponto fraco, costuma-se dizer que ela tem um “Calcanhar de Aquiles”. Se um homem está muito ligado a sua mãe é provável que tenha um “Complexo de Édipo”. E ao afirmar que um homem é um Pigmaleão, o que isso quer dizer? Costuma-se dizer que é um homem geralmente culto, que educa uma mulher de origem humilde e pouco culta até transformá-la em uma pessoa refinada.

Quem age dessa maneira é conhecido como um Pigmaleão e sua aspiração é emular o escultor da mitologia, ou seja, criar um modelo de mulher de acordo com o seu ideal de perfeição. Neste sentido, são numerosas as histórias que foram recriadas pela ficção, entre as quais destacamos o filme "My Fair Lady" de 1964, na qual a personagem feminina (uma humilde florista representada pela atriz Audrey Hepburn ) se transforma em uma dama da alta sociedade com costumes requintados, graças aos ensinamentos do seu Pigmaleão.

No campo da Psicologia

Na Psicologia existe o chamado “Efeito Pigmaleão”. Este efeito acontece quando uma pessoa, normalmente um educador, é capaz de proporcionar maior autoestima em outro indivíduo.

No campo da sexualidade

A agalmatofilia é uma parafilia que se inspira no relato mítico de Pigmaleão. Assim, as pessoas que se apaixonam ou sentem atração sexual por estátuas ou bonecos infláveis sofrem de agalmatofilia, uma inclinação sexual baseada na fantasia de um ser perfeito.

Imagem: Fotolia. pixarno

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: