Pensamento Abstrato - Conceito, o que é, Significado

A presente entrada está formada por dois conceitos: pensamento e abstrato. Para entender seu significado conjunto, deve-se partir do que significa cada um deles.

O pensamento é a atividade mental através da qual elaboramos as ideias. Essas ideias permitem resolver problemas, tomar decisões ou dar nossa opinião. Não há uma única maneira de criar pensamentos. Neste sentido, há um pensamento indutivo, dedutivo, analítico ou criativo.

Por outro lado, o termo abstrato vem do verbo abstrair, que significa tirar algo de alguma coisa ou então separar algo de algum elemento. Isto significa que o ato de abstrair nossa mente quer dizer colocar um pensamento de lado. Desta maneira, a partir de vários objetos azuis abstraímos ou tiramos a ideia de azul, assim como de vários elementos circulares abstraímos o conceito de círculo e do bom comportamento que temos obtemos a ideia da bondade.

A ideia fundamental do pensamento abstrato a partir da filosofia e da psicologia

O processo mental de nossas ideias concretas é a ideia fundamental do pensamento abstrato. Este processo tem sido analisado a partir de duas perspectivas: a filosófica e a psicológica.

Filósofos como Platão e Aristóteles refletiram sobre o pensamento abstrato. Platão mostrou que a matemática está baseada neste tipo de pensamento, já que os conceitos matemáticos são elaborações do intelecto obtidas pela própria mente sem necessidade de experiência (as verdades matemáticas não exigem demonstração empírica).

Para Aristóteles o pensamento abstrato é baseado na operação mental, onde a razão capta a essência de algo

As reflexões sobre a natureza do pensamento abstrato continuaram com as abordagens empiristas (a abstração está baseada na observação da realidade) ou com as abordagens racionalistas (a capacidade de abstração é uma faculdade mental independente da experiência).

Do ponto de vista da psicologia, o pensamento abstrato é o resultado da evolução mental dos indivíduos. É a partir dos 11 anos aproximadamente que as pessoas passam a lidar com um pensamento ou raciocínio abstrato. Algumas correntes da psicologia acreditam que a chave do pensamento abstrato está no papel da linguagem, já outros argumentam que o elemento fundamental é a atividade neural.

A dimensão prática do pensamento abstrato

Além das teorias filosóficas ou psicológicas, o conhecimento do pensamento abstrato está relacionado com questões bem específicas. Assim, através de determinadas provas ou testes psicométricos é possível determinar se uma criança desenvolveu o raciocínio abstrato ou se precisa de algum tipo de reforço.

Os exercícios de raciocínio abstrato são usados também para ativar a mente em caso de acidentes vasculares cerebrais ou para retardar o declínio mental. O pensamento abstrato está presente em todo tipo de situação. Por exemplo, quando calculamos mentalmente um desconto; quando queremos dar a definição de algo ou quando tentamos resolver um jogo de palavras cruzadas.

Imagem: Fotolia. mhatzapa

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: